Com a possibilidade de 50% da capacidade de seus espaços físicos as igrejas em Iporá retomam as atividades. Para as duas paróquias católicas a abertura dos templos ocorre em momento importante, em dias de semana santa, quando se faz anualmente a programação da paixão, morte e ressureição de Jesus e as atividades são, nessa semana, mais intensas.
Desde esta quarta-feira, dia 31, as igrejas abriram portas. E para esta quinta-feira, primeiro de abril, nas duas paróquias, se faz a celebração importante que é a Ceia do Senhor e Lava Pés. Ambas as missas às 19:30 horas. Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (centro) tem missa também às 6:30 horas.
A sexta-feira santa não é de missa, mas de celebração da Paixão do Senhor. Tanto na Paróquia Paulo VI (Jardim Arco Íris) quanto na paróquia do centro essa celebração é às 15:00 horas. No centro, tem duas vias sacras: às 6:30 horas e 19:30 horas.
O sábado é de Vigília Pascal, com atos religiosos às 19:30 horas nas igrejas das duas paróquias. No centro, será feita às 6:30 da manhã do sábado uma celebração das Sete Dores de Maria.
No domingo, missas solenes de Páscoa. O Padre Pablo Henrique, na Paróquia Paulo VI, anuncia três missas ao longo do dia: 7:30 hs. 9:30 hs e 19:30, de forma presencial com uso de 50% do espaço e mais transmissão pelo Youtube, Facebook e Instagram.
Na paróquia do centro as missas de domingo são às 7:00 horas e 19:30 horas. O Padre Célio Amaro orienta aos fiéis para que peguem senhas para as missas na Secretaria Paroquial, com objetivo de controlar a frequência, de conformidade com medida sanitária.
A Igreja Católica usou o período de quaresma para desenvolver a Campanha da Fraternidade, que foi uma crítica quanto a ‘negação da ciência’ na pandemia e ‘cultura de violência’ contra mulheres, negros, indígenas e LGBTIQ+. Segundo Padre Célio Amaro, embora quase sem atos presenciais, a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade foi desenvolvida em grupos familiares e de forma on line, em transmissões.