Foi realizado ontem, quarta-feira, 21, no final da tarde, em frente ao Lago Pôr-do-Sol, um pit stop com Queima do Alho por parte de diretores da Amog (Associação de Muladeiros do Oeste Goiano).
Segundo Dolorita, coordenadora da Queima do Alho, nos dias de evento da Amog, as pessoas presentes vão manter a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro. A Queima do Alho virou uma das principais atrações da do Encontro de Muladeiros.
Muitas pessoas presentes no local puderam matar a sua curiosidade de ver o preparo da comida feita pelos tropeiros durante suas viagens em lombos de mulas no transportes de gado e que duravam até meses.
José Leite foi o cozinheiro no local improvisado. Preparou o arroz carreteiro que foi servido a dezenas de pessoas presentes que compareceram em frente ao Lago, onde puderam degustar um dos itens que será oferecido no dia do Encontro.
“Hoje estamos fazemos um pequena amostra do que será feito no dia do encontro pelas comitivas, isso aqui é apenas um aperitivo, pois o cardápio tradicional é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco” revelou José Leite.
A comida foi feita em fogão improvisado de tambor de 200 litros, próximo ao chão, o que chamou atenção do público. Há um concurso culinário a ser realizado pelos organizadores no dia 31 de janeiro, dentro do evento, quando será vendido ingresso para quem desejar comer uma deliciosa comida típica dos antepassados, em tendas das comitivas.
Houve a presenças das candidatas que vão disputar o concurso Garota Amog 2015, empresários da cidade e população em geral. Foi feito um grande adesivaço para divulgar o encontro de muladeiros.