Quem sente a dor é quem mais precisa de momentos de alegria e esperança. Um fato incomum em Iporá e que aconteceu na noite desta quinta-feira, 13, foi a confraternização pacientes de Câncer.
Tem-se notícia de que isto aconteceu em Iporá na década passada, quando a fundadora da Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI), Maria Isabel Divina Gomes, por duas vezes tomou esta iniciativa.
Quem agora idealizou isto foi Neuza Firmino, uma das coordenadoras do Movimento de Cursílio e que contou com o apoio de muitos para levar a efeito o evento desta noite de quinta-feira. A ideia inicial era que fosse uma festa para os 13 portadores que os cursilhistas adotaram para o zelo deles. Mas depois ampliou-se a ideia.
Participaram cerca de 50 pacientes de Câncer com seus familiares, cursilhistas e voluntários da ACCI. Foi uma bela noite no Espaço Verde, onde se primou por falar de fé e esperança. De imediato os portadores foram recebidos com lanche. Oitenta brindes foram distribuídos.
Na habilidade da palavra que edifica estiveram Adão Dias da Silva (presidente da ACCI), Dayse Vilela (vice-presidente), Iraci Cabral (secretária da ACCI) e Neuza Firmino (da coordenação do Movimento de Cursílio).
Ao final, os pacientes retornaram para os seus lares felizes com o gesto de solidariedade. Sabe-se que nem sempre os que lutam contra a doença contam com o convívio das pessoas, vivendo, muitas vezes, isolados em seus lares.
Iraci Cabral, secretária da ACCI, que muito atuou na realização do evento, diz que muitos da comunidade foram generosos com a realização da confraternização, aos quais externa sinceros agradecimentos.
Fotos do Evento