Dr. João Geraldo Machado, juiz da 53a. Zona Eleitoral, fala sobre indeferimentos e sobre o que ser feito em caso de troca de candidato de última hora.
Dr. João Geraldo Machado, juiz da 53a. Zona Eleitoral, fala sobre indeferimentos e sobre o que ser feito em caso de troca de candidato de última hora.
Veja entrevista completa
OESTE GOIANO – Os acordos feitos entre partidos estão sendo cumpridos? A campanha eleitoral está transcorrendo bem?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Podemos dizer que sim. Até agora tudo dentro da normalidade e podemos dizer que os acordos feitos vem sendo cumpridos pelas partes.
OESTE GOIANO – Com relação às urnas eletrônicas: estas estão preparadas para as votações?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Sim. Na quinta-feira, 27, demos carga nas urnas. Isto significa dizer que as urnas estão abastecidas com os nomes, números e fotos dos candidatos.
OESTE GOIANO – Isto significa que não se muda mais o conteúdo das urnas eletrônicas?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Exatamente. Não se muda mais o que nelas está, hoje com todos os candidatos a prefeito e vereadores nela contidos.
OESTE GOIANO – Até mesmo os indeferidos estão na urna eletrônica?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Mesmo aqueles que estão indeferidos ou “sob judice”.
OESTE GOIANO – Candidatos a prefeito que estejam com candidaturas indeferidas e em fase de recurso, se quiserem, podem ser substituídos?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Em princípio, sim.
OESTE GOIANO – Até quando e em que casos pode haver a substituição de candidatos a prefeito?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Em quatro situações pode haver substituição: por indeferimento, cancelamento, renúncia ou morte e isso pode ser feito até a véspera da eleição.
OESTE GOIANO – Havendo uma troca de candidatos de última hora o eleitorado não poderá votar de forma desinformada a respeito de quem realmente estão elegendo?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Se houver este tipo de situação de troca de candidato de última hora, a Justiça Eleitoral entra em ação, por meio dos veículos de comunicação, para informar a respeito da troca que foi feita, podendo até mesmo afixar cartazes nos locais de votação, orientando os eleitores. Nestes casos, o povo não vota desinformado.
OESTE GOIANO – E para o ato de votar nestas eleições de 7 de outubro: alguma recomendação diferente para o eleitor?
DR. JOÃO GERALDO MACHADO – Sim. Neste ano o eleitor não votará sem que tenha consigo um documento oficial com foto, ou seja, a identidade, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, etc… Isso servirá para identificar o eleitor, evitando, com isso que alguém vote em nome de outro. É bom que os eleitores não esqueçam de levar este tipo de documento.
Dr. João Geraldo faz afirmações:
– Campanha Eleitoral em Iporá transcorre bem
– Candidatos indeferidos podem ser trocados até à véspera da eleição
COMENTÁRIOS
Edivaldo Gonçalves da silva
01-10-2012
Parabéns Oeste Goiano pela matéria, pois esclareceu para o eleitor a situação jurídica das eleições em Iporá.
EVERTON REZENDE
01-10-2012
Parabéns ao Dr João Geraldo e ao Oeste Goiano pelas informações claras, objetivas e de grande valor aos eleitores que tem sofrido tanto nessas eleições com a falta de respeito dos candidatos para com os mesmos.