Aconteceu neste sábado, 5, às 20h00min na casa de Mauro Leslie Alves Mariano a reunião mensal do Partido Popular Socialista (PPS).
Aconteceu neste sábado, 5, às 20h00min na casa de Mauro Leslie Alves Mariano a reunião mensal do Partido Popular Socialista (PPS).
A reunião teve como objetivo interagir com a sociedade, buscar representação máxima de sua pluralidade de idéias, atender a diversidade das demandas e seus segmentos com o objetivo maior de traçar uma plataforma de política generalista.
Deputado Joaquim Castro: Responde às perguntas dos presentes
O Deputado Joaquim Castro foi alvo de várias perguntas e algumas denotando a atual insatisfação da própria base do Governo Marconi em Iporá. Na defesa, Deputado Joaquim disse que não fala em nome do Governador. Ao ser perguntado sobre obras de asfaltamento em Iporá e região, dentre elas, estrada que liga Diorama a Montes Claros, Iporá a Ivolândia e Iporá a Montividiu disse que o Governo realiza no momento um ajuste fiscal para obter uma tranqüilidade financeira para os próximos anos e assim realizar seus projetos. De maneia que está impossibilitado de realizar até mesmo empréstimos e pediu paciência e uma cota de sacrifício por parte da população.
Sobre as eleições, ao ser questionado se Naçoitan seria apoiado caso o Governador o indicasse a candidato a Prefeito, Joaquim suavizou o seu discurso da última vez que esteve em Iporá dizendo que o Governador deve sim indicar um nome, mas é dada autonomia para que sua base em Iporá decida se vai acatar ou não a indicação do mesmo. Alternativamente, afirmou que é necessário ter nomes, pois o nome que despontar será o nome a candidato. Ademais, afirmou que estará junto com nome indicado pelos partidos ali presentes.
Ao ser questionado sobre a sua nomeação à Secretaria das Cidades, confirmou dizendo que houve uma indicação, mas ainda não houve nomeação. Caso ocorra esta nomeação, deixará a Assembléia, não poderá votar, mas continuará Deputado e exercerá seu papel político em Iporá e região. Ademais, disse que a secretaria será instrumento de execução e por sua experiência como Prefeito disse que será ainda melhor. Questionado sobre a possibilidade de se candidatar a Prefeito de Jussara – algo que é visto pela oposição ao Governo Marconi em Iporá como uma marcação cerrada em cima do referido deputado que acabaria limitando os poderes políticos do Deputado – Joaquim disse que não vê esta possibilidade uma vez que, já foi Prefeito por duas vezes e não pretende sê-lo novamente.
Desabafou ainda sobre as cobranças a que tem sido alvo na região de Iporá sobre questões referentes a asfalto. Lembra o Deputado que quando lançou sua candidatura não recebeu apoio na região por parte de autoridades e agora tentam desgastá-lo. Disse que os que assim agem não possuem o direito de fazê-lo. De qualquer modo se defende dizendo que está realizando a sua parte.
Estiveram presentes também, filiados e simpatizantes do PPS, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Partido Social Democrático (PSD). A noite foi animada pela presença da Dupla Hozanah e Hércules que acompanhados de violão cantaram músicas do repertório MPB.
Dupla Hozanah e Hércules cantaram músicas do repertório MPB
Na reunião, Mauro Léslie, partindo de uma reflexão filosófica sobre a interdisciplinaridade das coisas e interdependência de todos os “ismos” questionou a possibilidade de existir no atual momento uma esquerda, uma direita ou partidos de centro. Enfatizando que, para além destas definições, deve se trabalhar as virtudes contra as desvirtudes como forma de se constituir O Bem, O Bom e O Belo de Platão. E afirmou ainda, que este foi o objetivo de construir o referido partido.
Em seu discurso, Sebastião Xavier disse que o objetivo do PPS consiste em contribuir para o desenvolvimento de Iporá e região e de renovar a face política de Iporá. Para Sebastião Xavier “O cenário político de Iporá será modificado com o PPS que ora ressurge”
Momento de confraternização após a reunião
(João Batista da Silva Oliveira)