Foi com otimismo que o prefeito de Palestina de Goiás, Dr. Eduardo Talvani de Lima Couto, recebeu em seu gabinete os representantes da Rialma Centrais Elétricas, empresa responsável pela hidrelétrica Santo Antônio do Caiapó, em construção no Rio Caiapó. A visita ocorreu no último dia 04, quando Dr. Talvani ressaltou os benefícios da usina, citando a geração de empregos (cerca de 600 pessoas serão contratadas) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS advindo da hidrelétrica quando em funcionamento.
O Engenheiro Ambiental Thiago Duarte, Gerente de Gestão Ambiental da PCH Santo Antônio Caiapó, disse ao prefeito que serão oferecidas palestras e oficinas de qualificação aos operários da obra. Os primeiros temas que serão trabalhados, já no próximo dia 15, referem-se à Segurança do Trabalho, Educação Ambiental e Valorização do Patrimônio Cultural. Dr. Talvani ressaltou projetos de sua administração envolvendo questões ambientais, como a empresa de reciclagem recentemente instalada no município, concurso de redação cujo tema abordou a questão do lixo e a existência de um departamento específico para combate à Dengue, que tem à frente o gerente de endemias Luiz Antônio Freitas Bastos.
Junto com o Engenheiro Thiago estava o biólogo Elias Centofante, professor da Faculdade Montes Belos (FMB), Mestre em Ecologia e Conservação e integrante da equipe Rialma. O prefeito acompanhou os visitantes à Rádio Terra Santa 104,9 FM, emissora comunitária que tem como diretor o Pastor Edson. No mesmo dia foram visitados o Departamento de Controle de Vetores e a sede da Recicla (empresa de reciclagem). Em breve o mesmo trabalho será realizado também nas cidades de Arenópolis, Ivolândia e Iporá que, juntamente com Palestina, são os municípios da região da PCH Santo Antônio Caiapó. (Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP – Iporá, 11/02/11)
