Joelton de Oliveira (Tatau) e Olímpio Senna, jaupacienses que, naquela cidade estão a frente de iniciativas da área pública, estão preparando mais uma ação. Desta vez, na área ambiental e com reflexo também para o setor produtivo. Joelton de Oliveira, vereador do PSDB, e Olímpio Senna, secretário de educação, estão idealizando um Projeto que tem no centro o Barú.
Através desta iniciativa, este fruto nativo do cerrado brasileiro será multiplicado em plantios em áreas a serem reflorestadas. Aliás, a prática de revegetação é frequente em Jaupaci, inclusive, com a participação do vereador Joelton e do Secretário Olímpio Senna. No Córrego Taperão há em andamento um projeto de plantio de mudas para recuperação do manancial. O que vereador e secretário agora querem é inserir o Barú como espécie a ser destacada das demais. Entendem eles que este fruto nativo deve ser priorizado no plantio por razões bem especiais. Primeiro, porque é fruto nativo da região e não há problema de adaptação ao solo e clima. Segundo, porque o Barú é também um fruto e que pode trazer uma alternativa econômica para a população da cidade. Eles se preocupam com o processo de desaparecimento do Baru. Inclusive, na nusca da madeira do Baru, árvores são derrubadas.
O extrativismo do Barú hoje é crescente pois trata-se de um fruto raro, de valor alimentar, nutritivo e medicinal. Relatam vereador e secretário que há um mercado exterior que muito valoriza esse raro fruto, encontrado somente no cerrado do Centro Oeste Brasileiro.
O vereador Joelton e o Secretário Olímpio Senna querem envolver alunos da cidade e comunidade no plantio de Barú em todos os locais possíveis, inclusive nos logradouros públicos. Um sonho de vereador e secretário é ver em cada quintal de Jaupaci um pé de Baru. Aos orgãos públicos será feita reivindicação de apoio para o cultivo do Barú em terras jaupacienses. Em meio às metas de ações, consta a reativação de um antigo viveiro municipal que, outrora, muito serviu à comunidade em projetos de revegetação e que está desativado. “Queremos reativar o viveiro”, dizem vereador e secretário.
