O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) encerrou as atividades na feira Agro Centro-Oeste Familiar falando sobre controle biológico e experiência com o Programa Mulheres Mil. As atividades foram realizadas no sábado, 16, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Alunas do Programa Mulheres Mil do Câmpus Iporá participaram do seminário “Mulheres no desenvolvimento rural”. O momento foi realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg). Durante o seminário, a coordenadora institucional do programa e as gestoras locais do Câmpus falaram sobre o processo de adesão ao Mulheres Mil, enquanto as alunas falaram sobre os benefícios do programa para suas vidas.
Alunos do Curso Técnico em Agropecuária visitam ranário
Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos alunos que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, com o apoio da Direção e da extensão desse campus e também da parceria da cooperativa Sicoob Agrorural de Quirinópolis-GO, no último dia 01 de junho, os alunos do 3°período do curso Técnico em Agropecuária, da disciplina Extensão Rural e Associativismo – ministrada pelo professor Kennedy de Araújo Barbosa – realizaram uma visita técnica ao ranário Ranaeide, de propriedade da senhora Maria Luísa de Almeida, localizado no Município de Bom Jesus de Goiás.
Também participou do evento, o responsável técnico pela propriedade e engenheiro agrônomo Inácio Massuo Shiaku; os professores do Câmpus Iporá, Bruno Duarte Alves Fortes, José Geraldo Soares, Paulo Alexandre Perdomo Salviano, Vânia Sardinha Santos Diniz e o técnico em Agropecuária deste Instituto Guido Calgario Júnior.
Com receptividade e conhecimento, o responsável técnico, os profissionais da cooperativa representados pelo Sr. Amaury de Freitas Silveira, gerente de negócios, a proprietária da fazenda e seus dois filhos, evidenciaram os desafios e tendências dos negócios da propriedade; a importância do acompanhamento técnico frente às atividades da propriedade; o envolvimento do cooperativismo como forma de perenização dos negócios; manejo reprodutivo e nutricional do rebanho leiteiro e suíno e por último o processo de criação das rãs.
Alunos do curso de Agropecuária do IF Goiano na visita ao ranário de Bom Jesus de Goiás