
Na Escola Estadual Evangélica Betel, de Iporá, alunos do 1º ano “C”, do turno vespertino, desenvolveram durante dois meses variadas ações do Projeto “Um pé de quê?”, cujos objetivos principais consistiram em valorizar a vegetação do cerrado, especialmente as árvores frutíferas, como o cajueiro, e influenciar os hábitos alimentares das crianças a partir do conhecimento dos valores nutricionais das frutas.
Incentivados pela professora Dalma Régia Ribeiro Silva, os alunos colheram e saborearam os frutos do cajueiro, fizeram o plantio das “caretas” e, na cozinha da escola, deliciaram-se com o suco de caju feito por eles mesmos. Outra ação realizada foi a pesquisa no LIE (Laboratório de Informática Educativa) sobre a origem, valor nutricional e aproveitamento do caju. Entusiasmados, os estudantes descobriram que além de ser consumida in natura, a fruta pode ser transformada em suco, doces, geleias e outros pratos apetitosos, preparados carinhosamente por Aparecida Rodrigues, funcionária da escola.
Escolhido para divulgar o projeto, o aluno Marllon da Silva gravou uma campanha na Rádio Educativa de Iporá, a qual está transmitindo a mensagem em sua programação diária. Quanto às mudas produzidas, estas foram plantadas pela turma nas ilhas das avenidas próximas à escola, numa parceria com a Prefeitura Municipal, que preparou o local o plantio. O projeto contou ainda com o apoio de outras empresas da cidade, com patrocínio de camisetas e doação de castanhas de caju para exposição na Mostra Cultural promovida pela escola no dia 18 de novembro.

Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP
Colaboração da Profª Dalma Régia Ribeiro Silva
Iporá, 27/11/11