
O que é a ACCI?
Mais de 200 portadores de Câncer em Iporá são cadastrados nesta entidade. Estes são pessoas que, fragilizadas pelas condições financeiras, recorrem à entidade. Afinal, lutar contra o Câncer, apesar de todo avanço atual da Ciência, ainda não é fácil.
Foi com ajuda da comunidade que a Associação adquiriu um ônibus, o qual todas as quartas-feiras, faz o transporte de pacientes para Goiânia. Quarta-feira: sse é o dia da semana para que iporaenses que sofrem com a doença obtenham atendimento e tratamento.
Mas a Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI) não tem só essa tarefa de transportar pacientes. O grupo de voluntários que tocam a entidade, e com apoio de toda comunidade, são encarregados de acompanhar a vida do portador da doença, dedicando-lhe a atenção que as vezes falta da comunidade e, em alguns casos, até da família. É lamentável dizer que o portador de Câncer ainda é vítima de preconceito, ficando, as vezes, sem a saúde e, igualmente terrível, na falta de calor humano, atenção e palavras de encorajamento para seguir em frente…
A ACCI tem uma comissão de visitas, encarregada de, todos os sábados, ir até a casa dos portadores, levando esperança… A ACCI, na medida do possível, doa para portadores e suas famílias cestas básicas. Em muitos casos a doença acomete pessoas que são arrimo de famílias, o que dificulta a sobrevivência. Em alguns casos, a entidade doa também medicamentos referentes ao combate à doença.
Outra tarefa da ACCI é pensar o Câncer como algo possível de prevenção. As campanhas educativas constam na linha de ação da entidade. Para brevemente a ACCI está idealizando uma campanha contra o fumo, vício causador de câncer, principalmente na boca e órgãos do aparelho respiratório.
O Câncer é uma doença terrível, mas em muitos casos tem cura e, principalmente, pode ser evitado com hábitos mais saudáveis. Essa é a mensagem da ACCI.
A entidade
A Associação de Combate ao Câncer em Iporá – ACCI, é uma entidade civil de direito privado, com o objetivo de apoiar portadores e pessoas com suspeita da doença e desenvolver campanhas que visem o diagnóstico precoce e a diminuição da incidência da doença.
A ACCI assiste direta ou indiretamente os portadores filiados e para atendê-los conta com o respeito e a confiança dos profissionais da saúde neste trabalho e com o apoio do poder público em suas diversas esferas, da iniciativa privadas, de entidades, da comunidade em geral e dos profissionais de imprensa que compartilham do seu ideal.
Histórico:
24.07.03 – Fundação da ACCI
14.10.03 – Aprovada Lei que Declara a ACCI de Utilidade Pública no Município de Iporá
09.12.04 – Aprovada Lei que Declara a ACCI de Utilidade Pública no Estado de Goiás
16.12.04 – Recebimento, em Goiânia, durante a Feira Goiás Fazendo Saúde, do título de Entidade que mais contribuiu com a Saúde Pública na Regional.
17.02.05 – A ACCI se torna membro do Colegiado do Pólo de Educação Permanente em Saúde da Região Oeste
30.03.05 – Aprovada Lei que institui o dia 06 de junho como o Dia de Prevenção e Combate ao Câncer em Iporá
31.03.05 – A ACCI se torna membro do Conselho Municipal de Saúde
Falando mais sobre a missão
Congregar portadores, família, profissionais de saúde, poder público, igrejas, imprensa, entidades e comunidade em geral em torno de trabalhos e projetos que busquem o bem-estar dos portadores e a difusão de informações e conhecimento que propiciem a formação de uma cultura em que a prevenção e o diagnóstico precoce da doença sejam uma realidade.
Recursos
A ACCI se mantém através de contribuições espontâneas de pessoas físicas e jurídicas, da venda de camisetas com a marca da entidade, das doações depositadas nos cofres distribuídos na cidade e dos recursos advindos das promoções que realiza. O Movimento de Cursílio tem sido um parceiro importante. O Clube de Leões ofereceu o local da sede em comodato. Com a Prefeitura de Iporá existe um convênio pelo qual é repassado mensalmente recursos para parte das despesas da entidade.
Público alvo
Além de toda a sociedade, são beneficiados os portadores cadastrados na ACCI, assim como os demais portadores que vierem a se cadastrar e as pessoas com suspeita de câncer, de acordo com o que prevê o estatuto da entidade.
A ACCI surgiu em 2.003 como fruto de uma luta de Maria Isabel Divina Gomes. Quem era ela? Uma enfermeira da área de saúde pública. Foi acometida pelo Câncer e conheceu a dor não somente dela, mas de muitos nas mesmas condições. Então, criou a Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI). Quando faleceu estava na presidência da entidade. Antes de partir, disse várias vezes: “não deixe a ACCI acabar pois muitos precisam de uma entidade assim para ter apoio”. E foi o que aconteceu e vem acontecendo, exatamente como a Isabel queria. A ACCI não acabou. Sete anos depois de sua fundação está bem mais forte do que antes. Isso se deve a solidariedade do povo iporaense.
E por falar em solidariedade, no próximo dia 29 de abril, tem o JANTAR SOLIDÁRIO, mais uma promoção beneficente da entidade. Adquira o seu ingresso. Esteja conosco. Sua presença significa gesto para amenizar a dor de alguém.
