Queima do alho movimentará Encontro de Muladeiros
O nome Queima do Alho têm sua origem na tradicional culinária típica de peões de boiadeiro. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão e seu preparo impressiona pela simplicidade e sabor inigualável. Saiba Mais … Para aguentar as longas viagens, que às vezes levavam meses, as comidas dos tropeiros deviam ser secas e duráveis. Outra característica era o uso abundante de gordura para garantir a energia aos viajantes. Feijão, toucinho, torresmo, carne seca, paçoca e farinha de mandioca e de milho eram os principais alimentos. O cozinheiro geralmente chegava antes dos outros nas paradas para ir preparando o rango.
8ª. Queima de Olho
Diferente dos anos anteriores que aconteciam apenas entre os cozinheiros e equipe julgadora. Neste ano de 2015, a AMOG está inovando e a queima do alho será aberta a participação e visitação do público. A prova terá início às 10h. Os cozinheiros deverão dar início a preparação das refeições, os portões e o bar da queima do alho estarão abertos para as pessoas que queiram tomar uma cerveja ao som de uma boa moda de viola com show de dupla de música caipira. Os ingressos serão limitados e vendidos antecipados, a partir do dia 19/01, por apenas 10,00 na empresa Oeste Goiano ou com as organizadoras Dolorita (9900-1288) e Elimary (9949-8758) nas programações do 8º Encontro. O ingresso dá direito a saborear um típica refeição tropeira que será servida à partir das 12h.
REGULAMENTO DA 8ª QUEIMA DO ALHO
* Os participantes da prova dever usar somente carnes típicas da época dos Tropeiros, ou seja, carne de sol suína ou bovina ou frita na banha;
* Os participantes devem apresentar no máximo 4 tipos de variedades para a degustação a comissão de degustação;
* É obrigatório o uso de utensílios, os mais originais possíveis, para a apresentação dos pratos;
* Somente será permitido o uso de condimentos não perecíveis da época dos Tropeiros;
* A visita dos degustadores às “cozinhas” da queima do alho está marcada para o dia 31 de Janeiro de 2015 (Sábado), no local determinado no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros;
* A competição acontecerá em frente o café da manhã à partir das 10h da manhã.
* A Torcida da Comitiva também contará pontos previstos no item pontuação.
* Poderão participar no máximo 12 comitivas, para isso será respeitada a data da inscrição.
PONTUAÇÃO
Degustação – 7,5 pontos
Originalidade dos Utensílios – 1,5 ponto
Animação da Torcida – 1,0 ponto
PREMIAÇÃO
1º Lugar – 1.500,00
2º Lugar – 700,00
3º Lugar – 500,00
* A entrega das premiações será no dia 31/01/2015 após a Queima do Alho
INSCRIÇÕES
As inscrições das comitivas para participação da prova serão feitas pelo site ou poderão ser realizadas também na chegada das mesmas ao Parque de Exposições com a coordenadora da Prova Dolorita ou através do telefone (64) 9900-1288.
Fotos: Letícia Silva