Essas aves pequenas chamadas Nagasaki ou Garnizé Nagasaki chamaram a atenção de muitos neste domingo, 9, em Iporá, com a realização de um encontro de criadores e de animais. Foi pela manhã, no anexo da Feira Coberta de frente para a Avenida Dr. Neto.
O encontro foi regional com criadores que trouxeram nagasakis de várias cidades da região e da capital do Estado. Cerca de 35 criadores expuseram e venderam animais. Em momento de feira livre que acontecia ao lado, centenas de pessoas apreciaram os animais.
Genevaldo de Carvalho Moreira, um dos organizadores, disse que ficou surpreso e muito feliz com o resultado do encontro. Entusiasmado, fala na continuidade do evento, que prevê ele que vai se firmar em Iporá, assim como um encontro de muladeiros ou de cultivadores de orquídeas.
Ele conta que são dezenas de pessoas que criam na região os nagasakis, essa ave exótica que veio do exterior e que os brasileiros gostam muito. Ele conta que o ideal dos criadores é zelar pela pureza da raça. No evento de Iporá teve um concurso que julgou animais. Foram campeões animais de Genevaldo de Carvalho Moreira e de Kemuel Rodrigues da Silva. Várias vendas foram feitas. Um dos animais mais valorizados recebeu proposta de compra no valor de mil e trezentos reais, mas o criador recusou. É comum nagasakis de boa genética ter preço equivalente ao valor de uma vaca.
Prefeitura e outros entusiastas apoiaram o evento: Cleudes Alves, Romildo Silva, Chico Paulo, Jonas Rocha e outros eventos.