Orientados pelo técnico da Emater Joaquim José da Rocha, cerca de 15 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), além de integrantes do movimento Verde Água Renascente promoveram, no dia 6 de janeiro, o plantio de mudas na área da nascente do Córrego Taperão em Jaupaci.
Todos eles participam do Programa Ser Natureza que tem como proposta a recuperação do córrego, da nascente até o ponto de captação de água da cidade. A primeira etapa da demanda inclui o cercamento da nascente, que está em sua fase final e o replantio de espécies nativas. O terreno em recuperação tem aproximadamente 1,5 hectares.
Segundo explica Mirlei Morais de Carvalho, da Secretaria de Ação Social de Jaupaci, foram plantadas cerca de 600 mudas, entre buritis, e outras típicas de nascente como a são josé e a sangra d’água. Para a revegetação dos buritis, utilizou-se o método de transplante, já que a área tem característica de vereda, com espécies remanescentes ao longo do córrego. Sementes do coqueiro, colhidas pelos próprios alunos e orientadores, também foram inseridas no local.
Estudantes e articuladores sociais puderam aplicar na prática o que aprenderam no curso Produção de Mudas Nativas do Cerrado, realizado pela Emater, em Goiânia, no final do semestre passado. As aulas são fruto de convênio firmado com o Ministério Público para capacitação de integrantes do Programa Ser Natureza nas diversas comarcas do Estado. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social – Fotos: arquivo dos moradores de Jaupaci)
