O Colégio Estadual de Aplicação, de Iporá, passará por reforma em sua estrutura física, para melhor atender aos 314 estudantes que frequentam regularmente aquela unidade escolar.
As obras de melhoria começaram nesta segunda feira, 29, e serão pagas com recursos liberados pela Secretaria de Estado da Educação. Estão previstos reparos no telhado e na rede elétrica, bem como benfeitorias no pavilhão onde funciona a biblioteca. Este apresenta rachaduras nas paredes e as salas de aula são quentes e com ar abafado, já que o tipo de telha utilizado na época de sua construção é de material que retém calor.
Ainda não será uma reforma geral, embora ocorram adequações também em outras dependências da escola. “Essa reforma deveria acontecer para deixar a escola novinha”, disseram os alunos. De acordo com a diretora Nilza Vaz dos Santos Silva, esta é uma obra de manutenção corretiva, ou seja, que chega em um momento oportuno para fazer reparos onde existem problemas. E acrescenta:
“Não será construído nada além do que já existe, mas haverá troca de telhas quebradas, substituição de fios e lâmpadas, algumas salas serão estucadas, além de outros benefícios”.
Durante o período da obra, algumas turmas de alunos terão aulas no prédio da UEG (Universidade Estadual de Goiás), localizada bem próxima ao Colégio Aplicação. Os alunos menores, e que participam do Tempo Integral, permanecerão na própria escola, onde estarão acomodados para receber o atendimento nutricional diário, que inclui dois lanches e almoço.
Na última sexta-feira, 26, os pais participaram de reunião, onde foram informados sobre o início da reforma e as mudanças que ocorrerão. (Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP)