Aconteceu nesta nesta terça-feira, 13, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) da SANEAGO S/A, localizado a Avenida São Paulo, uma reunião técnica, onde estiveram presentes além do Superintendente da Regional de Iporá, João José, Diretores das cidades que compões a regional, o Diretor da SANEAGO em Iporá, Lázaro Cunha e ainda, o Engenheiro e Superintendente do Interior, Eli Baeta.
Aconteceu nesta nesta terça-feira, 13, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) da SANEAGO S/A, localizado a Avenida São Paulo, uma reunião técnica, onde estiveram presentes além do Superintendente da Regional de Iporá, João José, Diretores das cidades que compõe a regional, o Diretor da SANEAGO em Iporá, Lázaro Cunha e ainda, o Engenheiro e Superintendente do Interior, Eli Baeta.
Eli Baeta disse que desde janeiro e fevereiro do ano a passado, está visitando e fazendo estas reuniões em cada uma das regionais. Ao todo são 17 regionais e visitará pelos próximos dias Itumbiara, Ceres, Luziânia e outras. Estas reuniões visam implantar o plano de controle de percas e o plano de produção proposto pelo Diretor de Produção da SANEAGO S/A, o Engenheiro Eduardo Afiuni.
Os planos partem da constatação que, de um modo geral, existiam uma perca de 45% de águas nas regionais. Portanto, o plano visa reduzir as percas, implementando inovações e correções, tais como, automação, bóias, controle pressão, ramais e aumentando a produção. No caso, o aumento de produção visa, naquelas cidades onde o riachos possuem pouco volume, em ampliar de maneira alternativa a oferta de água, perfurando poços. O aumento na produção visa, desta forma, reduzir a falta de água no período de estiagem. Exemplo de cidades onde serão perfurados poços são Registro do Araguaia e Cocalzinho.
Segundo Eli Baeta são mais de 60 cidades com percas de água, superiores a 45%. Eli Baeta diz que todo o corpo da SANEAGO S/A está compromissado com a questão, desde o Superintendente, o Diretor, os 17 Gerentes Regionais, gerentes das cidades e operadores. As medidas visam em uma instância obter maior qualidade da água ofertada e maior produtividade.
Redução de percas em Iporá
Segundo Eli Baeta, Iporá foi dividida em 54 módulos ou subregiões e estão previstas para este ano, 8 ações das mais de 200 ações previstas em todas as regionais. Dentre as ações foram citadas a troca de hidrômetros, meta que já foi atingida, alcançando o número de 7.000 hidrômetros; troca de material filtrante da ETA que já funciona a 15 anos. Esta medida deverá melhorar a turbidez da água, reduzir as quantidades de sulfato e reduzirá o gasto com energia. Foi citada a necessidade de treinamento de operadores e troca de viaturas. Para redução das percas estão previstas quatro ações, todas elas de caráter técnico.
Foi noticiada também a informatização da parte comercial que envolve emissão de talões, corte e ligação. Desta forma, com a informatização desta área, sobrará mão –de-obra que será alocada em outras operações pela SANEAGO S/A. (João Batista da Silva Oliveira)