Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS: Doentes reclamam de transporte à Goiânia oferecido pela Prefeitura

Na última segunda-feira, 30, por volta das 5h30 da manhã, um grupo de quatro pessoas procurou o Jornal A Voz do Povo, de São Luís de Montes Belos,  para denunciar o descaso da saúde pública municipal, relacionado ao transporte de pacientes para Goiânia para a realização de consultas e exames. O grupo afirma que mesmo tendo a viagem agendada, o transporte foi negado porque o motorista da van furou a fila e colocou outras pessoas no lugar, sem nenhum agendamento.
 
Antes de procurar o Jornal A Voz do Povo, o grupo esteve na casa do prefeito Sandoval da Matta para pedir ajuda no sentido de solucionar o problema. Ao chegar no local, a revolta ficou ainda maior. O filho do prefeito teria aparecido na janela e dado uma bronca em todos. “O grosso do filho do Sandoval danou com a gente e nos mandou pedir ajuda na prefeitura. O prefeito nem levantou para nos atender”, disse dona Neli de Oliveira.
 
A dona de casa, Odetina Alves de Oliveira, conta que tinha que levar o filho de 11 anos de idade, diabético, para marcar consulta naquele dia sem falta. “O que fizeram com a gente é uma falta de respeito. Estão nos tratando como palhaços”, desabafou Odetina.
 
Muito contrariada, Neli de Oliveira disse que tinha uma consulta marcada para as 8 horas da manhã naquele dia com o oftalmologista. “Eu tenho que fazer uma cirurgia de catarata, urgente. Ao perder esta viagem eu não sei o que vai acontecer. Estou revoltada”, relatou a dona de casa.
 
Dona Eliane Ferreira, teria que apresentar ao seu médico os exames realizados por ela e, talvez, fazer uma cirurgia ainda naquele dia. “Não adianta a gente agendar nada. Chega lá o motorista coloca outra pessoa no lugar nosso. Uma verdadeira falta de respeito”, frisou ela.
 
O aposentado Almiro Furtado também ficou sem fazer o exame de vista que tanto esperava. Acompanhado pela filha, ele também não ficou nenhum pouco satisfeito com o descaso com ele e suas colegas.
 
De acordo com o grupo, preterido, o motorista e coordenador das ambulâncias, João Batista de Souza, não seguiu a lista, enviada pela Secretaria de Saúde, e levou as pessoas que ele mesmo julgou que deveria levar. De acordo com Neli, ele disse ao grupo que como não caberiam todos, ele não poderia fazer nada.
 
O grupo também fez uma grave acusação. Que além da capacidade da van, que é de 15 passageiros, João Batista teria levado várias pessoas sentadas no assoalho do veículo e outras em pé. Contrariando o Código Brasileiro de Trânsito e pondo em risco a vida destas pessoas.
 
Procurado por esta reportagem, João Batista disse que quando chegou ao local do embarque tinham cerca de 30 pessoas, sendo que a capacidade da Van é de apenas 15 passageiros. Ele disse também que dos 18 passageiros que levou, três estavam acidentados, e que se não fossem na van, depois ele teria que levá-los de ambulância. Depois dessas declarações, João preferiu não se manifestar mais sobre o assunto.
 
Na Secretaria Municipal de Saúde, a assistente social Adriana Araújo confirmou a liberdade que o motorista tem de transportar aqueles que ele julgar prioridade, mas que não tinha conhecimento do fato e que era a primeira vez que isso acontecia. Segundo ela, é provável que alguns desses pacientes que estavam no local de embarque tenham imaginado que ao marcar a consulta pelo SUS (Sistema Único de Saúde), automaticamente já teriam o transporte confirmado. “Em casos como este basta procurar a Secretaria de Saúde que conseguimos outro transporte para Goiânia”, disse Adriana.
 
O jornalista Edivaldo Oliveira contrapõe o que disse a assistente social. “Se o motorista tem a liberdade para decidir quem deve ou não deve ser levado na van, o agendamento na secretaria de saúde torna-se dispensável. Esta é só mais uma ação dos “pernas de pau” do prefeito. Outro ponto que me chama a atenção é a questão da avaliação do motorista. Que conhecimento ele tem na área da saúde para saber qual caso é mais urgente que o outro? O critério deve ser o jeitinho”, disse Edivaldo.
 
“Um vereador me disse que alguém está pedindo votos dentro desta van durante a viagem. Se isto estiver acontecendo, a casa vai cair…”, alertou o jornalista.

Fonte: www.avozdopovo.com.br

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2026-04-14-at-16.52
CDL de Iporá faz doação para uso dos detentos no presídio
WhatsApp-Image-2026-04-12-at-06.07
Loja Paz e Trabalho fez evento de Iniciação para mais um membro
1-16
Morre neste sábado um iporaense ilustre: Adjair Lima e Silva
WhatsApp-Image-2026-03-24-at-15.40
Mulheres iporaenses foram homenageadas pela Alego
5-4
Morre em Goiânia Luiz Francisco das Chagas, o “Luiz da Discoteca”
WhatsApp-Image-2026-04-14-at-16.52
CDL de Iporá faz doação para uso dos detentos no presídio
WhatsApp-Image-2026-04-12-at-06.07
Loja Paz e Trabalho fez evento de Iniciação para mais um membro
1-16
Morre neste sábado um iporaense ilustre: Adjair Lima e Silva
WhatsApp-Image-2026-03-24-at-15.40
Mulheres iporaenses foram homenageadas pela Alego
5-4
Morre em Goiânia Luiz Francisco das Chagas, o “Luiz da Discoteca”