Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS: Edivaldo do Jornal diz o que a população pode esperar dele como vereador

O Jornal A Voz do Povo, (Site e Impresso) iniciou uma série de entrevistas com os 13 vereadores de São Luís de Montes Belos, eleitos em 7 de outubro passado. A primeira delas foi com o jornalista e publicitário, Edivaldo do Jornal, que mostra sem meias palavras como será a sua atuação na Câmara Municipal a partir de janeiro de 2013. Edivaldo, que sempre denunciou as coisas erradas ocorridas no poder público municipal, tem uma árdua missão pela frente e ele sabe disso. Confira a entrevista.
 
-JAVP: O senhor acredita mesmo que é possível mudar a forma de se fazer política em São Luís?
 
-Edivaldo: É claro que sim. Basta o cidadão que ocupa cargo público eletivo, querer. Não tem segredo, é só ele abrir mão de suas vaidades pessoais e interesses particulares e de grupinhos, que o dinheiro do povo vai servir ao próprio povo. Essa tem que ser a ordem natural das coisas, mas infelizmente a corrupção está impregnada e corroendo a índole da maioria dos cidadãos de bem que chegam lá. Eu acredito que isso pode mudar, pelo menos a minha parte vou fazer para que esta mudança aconteça.
 
-JAVP: Como o senhor avalia a atual legislatura?
 
-Edivaldo: A pior da história. A mais omissa, a que mais desperdiçou dinheiro público, a mais descompromissada com os interesses da população. Basta ver o que aconteceu naquela casa de leis nos últimos quatro anos. Aumento exorbitante de IPTU, compra de terreno superfaturado, servidores públicos prejudicados em seus vencimentos, entre outras coisas que foram aprovadas pela maioria dos atuais vereadores.
 
-JAVP: Mas quatro dos nove atuais vereadores foram reeleitos. O senhor não está equivocado nesta sua análise?
 
-Edivaldo: De forma alguma. O resultado desta eleição não me surpreendeu nenhum pouco. Não dizem que o povo tem o político que merece? A maioria dos eleitores, não é só o de São Luís, é claro, parece pouco se importar com o trabalho do vereador. O que vale é quanto ou o que ele vai ganhar em troca do seu voto. O eleitor se esquece que é o vereador quem fiscaliza o poder executivo para oferecer à população melhores serviços, como a saúde pública, por exemplo. Ele só se lembra disso quando ele precisa desses serviços, ai ele vai atrás do vereador.
 
-JAVP: E a administração do prefeito Sandoval da Matta, qual a sua avaliação?
 
-Edivaldo: Idem.
 
-JAVP: Mais uma vez o senhor quase não foi eleito. Como o senhor avalia a sua votação?
 
-Edivaldo: A minha eleição me foi dada por Deus, porque ele tem um propósito comigo na Câmara Municipal de São Luís. Desta vez as pessoas que torciam contra mim, que trabalham contra a nossa população, não deram conta comprar todos os meus votos. Sabe por quê? Porque as pessoas que votaram em mim estão cansadas de tanta bandalheira bancada com dinheiro público. Essas pessoas acreditaram nas minhas propostas e sabem que eu serei um vereador diferente. O que diferencia um bom vereador dos demais não é o número de votos que ele recebe nas urnas, mas sim a sua atuação no cargo. Na Câmara Municipal serei um intransigente defensor da coisa certa. Não tenha dúvida disso.
 
-JAVP: O que o senhor espera da nova prefeita, Mércia Tatico?
 
-Edivaldo: Eu não espero, eu tenho certeza que ela será muito melhor do que muitos prefeitos que por ali passaram. Além de ser uma mulher competente, excelente dona de casa e mãe de família, Mércia tem a experiência adquirida com o marido, Edmilson Tatico, que foi um dos melhores prefeitos que São Luís já teve. Não tenho dúvidas de que ela será no mínimo igual ao marido, administrativamente falando. Junto com a Câmara Municipal a prefeita Mércia vai tirar São Luís de Montes Belos do abismo em que se encontra.
 
-JAVP: Por falar em Câmara Municipal, o senhor acredita que a Mércia encontrará dificuldades para administrar com 6 vereadores na oposição?
 
-Edivaldo: Não. Além de termos feito a maioria dos vereadores, 7 a 6, vejo que a maior parte dos vereadores eleitos na oposição é composta de pessoas inteligentes e que sabem que trabalhando contra as coisas que beneficiem a população estarão atuando contra o povo, ou seja, contra quem os colocaram lá. A Mércia não vai fazer coisa errada, ela vai trabalhar pelo bem do povo de São Luís, olhando de forma especial para a população mais carente do município, que carece de uma saúde pública e de uma ação social que funcionem plenamente. Será que algum vereador ficará contra isso?
 
-JAVP: Como será a sua relação com os seus colegas vereadores?
 
-Edivaldo: A melhor possível. De muito respeito e ética. Assim como vou respeitar a posição de cada um, vou exigir que o tratamento seja recíproco. Na democracia é natural que uma casa legislativa como a nossa seja composta por pessoas com as mais diversas ideologias e quando o objetivo de todos é um só, o de trabalhar pelo povo, o consenso a de prevalecer.
 
-JAVP: Quais são as suas principais propostas de trabalho como vereador?
 
-Edivaldo: Bom, propostas e promessas eu não tenho, eu tenho compromissos. O primeiro deles é o de mudar a imagem da Câmara Municipal junto à população. Acabar ou pelo menos reduzir ao máximo o seu descrédito junto ao cidadão. Para isso é preciso por fim aos escândalos envolvendo vereadores e dinheiro público. Vou defender os servidores públicos do município, vou lutar por uma saúde pública que realmente atenda à população, vou buscar a aprovação de leis que melhorem a qualidade de vida do nosso povo, no resumo, vou fazer de tudo para que o dinheiro do povo seja aplicado exclusivamente em seu benefício. Só quero a coisa certa. Isso é querer de mais?
 
-JAVP: Ao longo da sua trajetória o senhor sempre foi crítico e agora, eleito, o senhor será vidraça. Como o senhor vai atuar diante dessa nova situação?
 
-Edivaldo: Da mesma forma. O que for certo eu vou aplaudir. O que for errado eu serei contra. Não tenha dúvida. Não concordo que sempre fui crítico, eu apenas me primo pela verdade. A imprensa não tem o direito de mentir ou omitir as informações da população. São Luís nunca viu na sua história um vereador como eu serei. O meu mandato não me pertencerá, ele será do povo. Jamais vou me furtar às causas populares. Esta é a função do vereador, ele tem que estar presente nas demandas da população. O vereador é o único representante legítimo do cidadão.
 
-JAVP: O senhor sempre criticou a atuação da imprensa local, e agora, estando no poder a sua posição será a mesma?
 
-Edivaldo: Esta é uma situação que sempre me preocupou. Pois quando a imprensa trabalha com liberdade e transparência, os fatos verdadeiros chegam até a população e assim ela também tem a liberdade de formar a sua opinião sobre o que realmente acontece na sua cidade. A imprensa não pode omitir ou até mesmo mentir para o cidadão. Na minha opinião, isso é criminoso, pois com isso, nos períodos de eleições, o cidadão acaba votando em uma pessoa ruim sem saber o que ela realmente é na verdade. No meu mandato vou fazer de tudo para que a imprensa tenha liberdade para exercer a sua gloriosa função, que é a de informar à sociedade. Não vai ser um “contratozinho” com o poder público que vai amordaçar os meios de comunicação, pelo menos no que depender de mim.
 
-JAVP: Nos últimos anos o senhor fez várias denúncias no Ministério Público contra prefeitos e vereadores. E agora, como vereador, como será a sua relação com o MP?
 
-Edivaldo: Não será da mesma forma porque como vereador serei um parceiro do Ministério Público, pois assim como ele eu também estarei defendendo a coisa pública. Essa parceria é natural.
 
-JAVP: O senhor será candidato à presidência da Câmara Municipal, ou o senhor acha que é cedo para isso?
 
-Edivaldo: Quando você entra na disputa por um cargo de vereador, você tem que estar preparado para assumir todas as funções inerentes à sua função. Com relação à presidência da Câmara Municipal eu vejo que no nosso grupo tem vários nomes qualificados para exercer essa missão e o meu nome estará sim à disposição. Esta questão eu vejo com preocupação, por se tratar de um mandato de só um ano e sem direito à reeleição. O primeiro presidente da casa tem que ser uma pessoa preparada para enfrentar algumas situações adversas, pois quem irá assumir o cargo terá como missão a de resolver vários assuntos importantes para o bom andamento da máquina administrativa. A prefeita Mércia Tatico terá que ter uma câmara coesa, que trabalhe em sintonia com ela pelo bem da população. Portanto, se for consenso do meu grupo o meu nome está à disposição.
 
-JAVP: Edivaldo do Jornal, o agradecemos muito pela entrevista.
 
-Edivaldo: Eu é que agradeço pela oportunidade de poder falar com esse importante veículo de comunicação, graças a Deus. Aproveito também a oportunidade para agradecer publicamente a cada um dos 377 eleitores que confiaram em mim os seus votos. Prometo, também publicamente, que não vou decepcioná-los. E para o restante da população, digo que não serei vereador apenas de quem votou em mim, mas serei um vereador de toda a população monte-belense. A partir janeiro de 2013 eu serei um empregado do povo e vou trabalhar incessantemente defendendo os interesses do meu patrão. Um forte abraço a todos e até outra oportunidade.
 
Por: Catarina J. P. Borrão

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-01-25-at-05.57
Iporá entre cidades onde Saneago tem vagas para jovens aprendizes
WhatsApp-Image-2025-01-24-at-05.43
Morre José Reis de Lima, atuante cidadão iporaense
WhatsApp-Image-2025-01-21-at-05.55
Candidatas em Concurso são recebidas no Instituto Cedrela
eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-01-25-at-05.57
Iporá entre cidades onde Saneago tem vagas para jovens aprendizes
WhatsApp-Image-2025-01-24-at-05.43
Morre José Reis de Lima, atuante cidadão iporaense
WhatsApp-Image-2025-01-21-at-05.55
Candidatas em Concurso são recebidas no Instituto Cedrela