
A secretária de saúde concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 22, na Secretaria de Saúde. A gestora da pasta falou dos desafios de seu início de

Daniela Sallum concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 22, na Secretaria de Saúde. A gestora da pasta falou dos desafios de seu início de trabalho. Ela vem de uma experiência de ter sido secretária de saúde na cidade de Barra do Garças.
Atendimento Humanizado
Ela salientou na entrevista que um dos pontos que tem priorizado é para que haja em cada local onde pacientes são atendidos, uma humanização nesta relação entre o servidor público e aquele que procura um posto de saúde ou o Hospital. Ela frisa que pode até faltar um medicamento, mas será inadimissível que não haja um sorriso no atendimento ao paciente.
Encaminhamento pela continuidade do atendimento
Afirma a secretária que a nova gestão não quer que os pacientes fiquem perdidos no sistema e que após o atendimento no PSF do bairro, que ele já saia dali, com atendimento agendado com especialista, seja em Iporá ou mesmo se tiver que ser referenciado para atendimento em Goiânia.
Controle da Dengue
Em razão de que a cidade adentrou o ano de 2012 com muita sujeira, a secretária de saúde, Daniela Sallum, disse que também priorizou ação nesta área, a qual conta também com as secretarias de Obras e da Educação, que estão sendo parceiras no esforço de limpar a cidade. Ela lamenta que nem sempre o povo colabora. A secretária lembrou na entrevista que em locais onde já houve a retirada de lixo, já percebeu que mais sujeira foi jogada. “Falta conscientização da população”, afirma ela. Ainda sobre a Dengue, ela afirma que a maior incidência de infestação é na região central da cidade e que o maior foco é com relação ao lixo doméstico. Ela diz que nesta semana tem várias reuniões agendadas com suas equipes para dedicar muita atenção e ações ao controle da Dengue.
Agilização do pessoal médico
Afirma a secretária que uma das primeiras preocupações foi a regularização do quadro de pessoal médico para atender as urgências e emergências. Conta que atualmente isso já está resolvido. Tem médicos no Pronto Socorro que está atendendo a demanda. Dois profissionais estão por conta disso. As especialidades médicas já então em andamento. Ela diz que encontrou vários profissionais da saúde com licença ou atestado, mas o quadro está sendo regularizado para normalizar o atendimento.
Gestão aberta para o povo
Ao final da entrevista coletiva, Daniela Sallum, secretária de saúde, disse que esta é uma gestão aberta para o povo e que são aceitas quaisquer críticas construtivas que possam contribuir com o aperfeiçoamento da saúde pública. Na próxima semana deverá ser definida a presidência do Conselho Municipal de Saúde, órgão deliberativo sobre as ações da área. Os membros do Conselho, cada qual representante de um segmento, já estão escolhidos (Adriana Oliveira Marques).