Naçoitan Leite teve os direitos políticos suspensos. Mas preside a Comissão Provisória do PSDB de Iporá. Ora, se não tem os direitos políticos em vigor e se nem pode votar, não pode presidir um partido político. No entanto, ainda consta como presidente. Será que os demais membros do PSDB, especialmente aqueles que sempre foram de posição contrária ao líder, não vão reagir ante à esta ilegalidade escancarada aos olhos de todos.
Embora provisória e transitória por curto período de 60 dias, a Comissão está com o líder hoje sem direitos políticos, o qual não pode votar, ser votado ou exercer função em partido, pois obviamente, para tal a condição de eleitor teria que estar em vigor. Não está. A restritiva de direitos do processo que o condenou impede este exercício de cargo partidário.
Com dois tucanos iporaenses da linha de frente com os quais conversamos, estes não demonstraram entusiasmo em reagir ante a ilegalidade. Parecem preferir esperar o tempo da atual Comissão Provisória esgotar e, a partir daí, obter o controle do partido. É esperar para ver quem tomará conta do PSDB de Iporá.