Gumercino Francisco, o Fio (PPS), fez um discurso duro. Embora a ocasião fosse de festiva solenidade para eleger a Mesa Diretora, vereadores derrotados foram duramente criticados.
Nova Mesa Diretora da Câmara: Aurélio (secretário), Gumercino Fio (vice-presidente), Duílio (presidente) e Cleudes (2º secretário)
Gumercino Francisco, o Fio (PPS), fez um discurso duro. Embora a ocasião fosse de festiva solenidade para eleger a Mesa Diretora, vereadores derrotados foram duramente criticados.
Sem citar nomes, Gumercino Francisco foi quem não parecia em clima de festa ao fazer críticas duras. Falou de perseguições da Mesa Diretora anterior. Disse que a Câmara de Iporá está com uma imagem muito ruim perante a sociedade e isso precisa mudar por meio dos novos empossados. Gumercino é um ex-vereador que voltou para a Casa.
Gumercino Fio sugeriu ao presidente eleito da Câmara que faça uma auditoria para ver como estão as contas da Casa. Lembrou um episódio de invasão do gabinete do vereador Suélio Gomes, onde disse que tudo ali foi revirado. Suélio, do PR, confirmou o fato, em aparte ao seu discurso. Diante disso, Gumercino Fio sugere que as fechaduras das portas da Câmara sejam trocadas. Gumercino sugeriu para Duílio que faça voltar na Câmara a prática de publicação da prestação de contas. Ao criticar vereadores derrotados, ele disse, sem citar nomes, que a Câmara de Iporá já teve presidente que excedeu em gastos com açuçar, por exemplo, o que constituiu em escândalo, na época.
Esta reportagem falou com Duílio Siqueira, presidente eleito, que disse que vai avaliar os pedidos que o vereador Gumercino Francisco da Silva, o Fio, fez, com relação a procedimentos que dizem respeito à gestão anterior da Câmara de Iporá.
Longa sessão
Durou duas horas e meia a primeira sessão da nova Legislatura. Começou às 15 horas e só terminou às 17:30 hs. Todos os 13 vereadores quiseram falar. Na maioria das falas, cada um deles, reafirmou o desejo de fazer um trabalho voltado para o interesse do povo em retribuição aos votos recebidos. Os eleitos se dirigiram ao prefeito eleito, presente na sessão, desejando sucesso na gestão. Alguns deles mostraram que estarão atentos na papel de fiscalizar os atos do Executivo. Fala contundente neste sentido foi a de Paulo Alves, vereador do PT que disse que um vereador não pode abrir mão dessa prerrogativa.
Duílio foi unânime
Os 9 vereadores da base do prefeito eleito, Danilo Gleic, mostraram união na formação da chapa que teve Duílio Siqueira como candidato a presidente da Câmara. Ficou assim a composição:
Presidente: Duílio Siqueira (PSDB)
Vice-presidente: Gumercino Francisco da Silva (PPS)
1º Secretário: Aurélio Fábio Abreu Teixeira (PTB)
2º Secretário: Cleudes Alves da Fonseca (PMN)
Sem quantitativo para um enfrentamento com a base governista, os 4 vereadores de oposição resolveram acompanhar a chapa. Com isso, Duílio foi eleito por unanimidade para presidir a Casa neste 2013. Teve todos os 13 votos. Em sua fala como empossado, Duílio disse que pretende honrar a confiança de todos e trabalhar com muita responsabilidade.
Eleitos em foto em conjunto
Plenário da Câmara ficou lotado para a primeira sessão da nova Legislatura