Geração de riquezas e empregos foi assunto desta tarde de segunda-feira, 25, em Iporá. O prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos, juntamente com o líder político Naçoitan Leite, recebeu Alberto Barbo, coordenador de Investimentos e Negócios da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio.
Empresário ligado a Caia Castanhas fala ao superintendente sobre dificuldades de momento
Geração de riquezas e empregos foi assunto desta tarde de segunda-feira, 25, em Iporá. O prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos, juntamente com o líder político Naçoitan Leite, recebeu Alberto Barbo, coordenador de Investimentos e Negócios da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio.
Ele concedeu entrevista coletiva na qual falou sobre as perspectivas de desenvolvimento para Iporá:
OESTE GOIANO – Qual o real objetivo desta visita à Iporá?
ALBERTO BARBO – O motivo da nossa vinda foi de retribuir as visitas que o prefeito Danilo Gleic e o Naçoitan, tem feito ao Governo de Goias, em especial ao secretário Alexandre Baldi, da Indústria e Comércio, o qual gostaria de ter vindo aqui, mas hoje ele teve que cumprir uma agenda em São Paulo e nos encarregou de vir aqui visitar os municípios e ver as demandas, visitar as industrias para ver o que o Estado pode trazer para desenvolvimento desta região.
Apoio para início de atividades do frigorífico
OESTE GOIANO – Qual é a maior demanda do município e da região quanto às atrações de investimentos e novos negócios?
ALBERTO BARBO – Bom, Iporá tem um potencial de negócios muito grande, até pelo fato da oferta de energia disponível. Em mais alguns dias será inaugurado o frigorifico de Iporá e nós viemos aqui visita-lo, até porque nós vamos fazer uma obra que é o trevo da GO-221 de acesso ao frigorifico. Visitamos também e estivemos com um empresário com interesse de fazer a fábrica de ração de peixes e o frigorifico de peixes. Visitamos o matadouro, onde tem uma demanda de asfaltamento para que ele possa tirar o SIF e poder vender nacionalmente, consequentemente, gerar mais emprego e abater mais cabeças/dias. Visitamos também o comércio local para entender um pouco como o Estado deve promover os empresários que hoje estão produzindo aqui em Iporá. Visitamos a Caia uma indústria de castanha do Brasil para entender o momento que hoje eles estão vivendo e o que eles estão precisando para fortalecer e gerar mais empregos aqui. Também visitamos o IF Goiano e a área do Distrito Agroindustrial de Iporá, onde a Secretaria de Indústria pretende fazer uma revitalização.
OESTE GOIANO – Existe uma programação para abrir um novo setor na área de industrialização em Iporá?
ALBERTO BARBO – Bom, nós estamos olhando uma outra área também. O prefeito e o Naçoitan nos indicaram uma outra área. Nós vamos fazer um levantamento desta área, olhar a suplementação em cima do Orçamento, mas é claro que Iporá hoje tem um potencial de se posicionar como um polo econômico da região oeste e o Estado tem uma atenção especial ao Oeste Goiano.
Pensando na vinda de empresas do Oeste do Paraná e de Santa Catarina
OESTE GOIANO – No Governo do Estado existe alguma programação de trazer indústria, ajudar o prefeito que hoje é aliado a ele? Existe uma programação de trazer indústria pra cá também?
ALBERTO BARBO – Bom, o Danilo e o Naçoitan, eles tem tido uma agenda constante com o secretário Alexandre Baldi, e atualmente nós temos feito um estudo específico sobre a economia local e quanto às estratégicas do que está vindo do Mato Grosso, o que está indo para o Mato Grosso e o que nós estamos pretendendo fazer aqui na região. É em cima dessas energias, dessas estratégias da oferta da mão de obra e da infraestrutura disponível e de buscar empresas, principalmente no oeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina, prá que elas se instalem aqui em Iporá e na região.
Caia pode ser ajudada com produtos para a merenda escolar e apoio para exportação
OESTE GOIANO – Superintendente, um assunto que afligiu recentemente a cidade foi o caso da empresa Caia, uma empresa que gera mais de 40 empregos e teve que suspender temporariamente em Iporá suas atividades. O que pode ser feito pela Secretaria de Indústria e Comércio nesse sentido?
ALBERTO BARBO – Bom, hoje já foi definido uma agenda para que nós possamos entender como fomentar a Caia para manutenção de empregos e para geração de novos postos de trabalho . Inicialmente, nós vamos fazer uma reunião junto com Goiás Fomento e os empresários em paralelo, uma reunião com a secretária de educação para ver se entra o produto dentro da merenda escolar. Vamos também, dentro da Secretaria de Indústria e Comércio, na área de comércio exterior, que é o programa de incentivo à exportação, para que a gente identifique prováveis clientes para absorver a produção da Caia e também o superintendente Danilo Gomes, que está aqui conosco, que é responsável pela área de comércio e serviços em feiras e eventos, para que nós possamos promover os produtos da caia, não só no setor econômico de alimentos, mas também no setor de cosméticos, que hoje o Estado, na sexta- feira a Hipermaks inaugurou o maior complexo farmacêutico da América Latina e tem hoje em Senador Canedo 80% da produção de esmalte do Brasil e alguns subprodutos da castanha podem ser destinados à indústria de comércio também.
Melhoria para o aeroporto
OESTE GOIANO – Superintendente, uma questão importante é que para vir empresários pra cá, nós precisamos ter o aeroporto devidamente homologado. Temos dificuldade neste sentido. O que que pode ser feito pelo governo de Goiás para ajudar esta gestão a viabilizar o aeroporto de forma que tenha condições legais para pouso e decolagem?
ALBERTO BARBO – Bom, sem dúvida que o modal de transporte aéreo é fundamental para o desenvolvimento das regiões. A Agetop, recentemente, já empenhou recursos para revitalização do aeroporto aqui de Iporá, para um trabalho muito bem feito, tanto pelo Naçoitan e o prefeito Danilo, que tem sido os dois incansáveis na agenda da Agetop e da Secretária de Indústria e Comércio. Isso vai possibilitar a melhoria do aeroporto, desse aeródromo que os municípios ao redor vão complementar a economia de Iporá.
Superintendente Alberto Barbo (o quarto na foto) em visita à empresa Caia, juntamente com prefeito Danilo Gleic, empresários e vereadores