Hoje, quinta-feira, 17, é tarde na qual a Câmara Municipal de Iporá se ocupa de debater a questão da Consciência Negra. Será das 14 às 16 horas. A iniciativa é do vereador Carlos Eduardo Mendes Alencar (Dudu da Papelaria).
O evento ocorre no âmbito do dia da Consciência Negra, que é 20 de novembro. Haverá roda de conversa no Plenário da Câmara Municipal de Iporá, quando o vereador anfitrião estará promovendo uma palestra com o tema.
Explica o vereador que a chave inicial para realização deste evento, é em contra partida 2 (duas) Leis aprovadas de sua autoria. LEI n° 1844 de 09/03/2022 que institui a “Semana da Consciência Negra” e a LEI n° 1845 de 09/03/2022 que dispõe do programa “Por uma Infância sem Racismo”.
Esse projeto, tem como objetivo demonstrar aos alunos da rede de ensino, histórias abrangentes de povos registrados em movimentos negros, que são de localidades distintas, mais, que atuam conforme suas culturas passadas por gerações. Tem também, o intuito de mostrar variedades culturais de povos homogêneos na cor de pele.
O vereador acredita que, o preconceito acaba quando se ensina as histórias de cada movimento negro e a história de como originou-se uma comunidade, e que isso mostra que independente da etnia ou cor que cada um considera-se, são pessoas totalmente iguais com os mesmos direitos e deveres constituídos pela nossa Constituição.