A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Iporá e Ivolândia (Sinfraf), Vânia Peres, informou para a reportagem do Oeste Goiano que tem alguém na cidade aplicando golpes em processos do Programa Crédito Fundiário, iludindo as pessoas a respeito de facilidades que não existem para o ato de se conseguir uma área de terra junto ao Incra.
Vânia Peres diz que tem pessoas em Iporá que prometem terra para aqueles que não são e nunca foram desse segmento, o que constitui uma farsa já que o Incra não concederá assentamento para pessoas com este perfil.
Segundo ela, além de não se obter o benefício prometido, as pessoas são lesadas com a cobrança de uma taxa abusiva que pode chegar até a três mil e quinhentos reais por todo o processo a ser encaminhado ao Incra.
A diretoria do Sintraf informa que não compactua com esta prática, aliás, combate este tipo de conduta. O Sintraf encaminha processos de Crédito Fundiário, mas daqueles que são verdadeiramente trabalhadores rurais e faz isso sem cobrança de taxa, bastando que seja filiado ao Sindicato e que esteja em dias com as mensalidades de R$ 12,50 por casal de trabalhador rural. O Sintraf informa ainda que está em novo endereço, à Avenida Pio XII, 212, em frente à Drogaria Evangélica. O momento no Sindicato é de ampliação e melhoria da sede para melhor atender o seu sindicalizado. (Adriana Oliveira Marques)