A obra e implantação dos equipamentos para funcionamento da panficadora do Desafio Jovem já está em condições para inauguração. A diretoria da entidade já planeja o início das atividades. A última etapa para que tudo funcionasse foi a adaptação da energia elétrica que teve que passar a ser trifásica. A mudança no sistema elétrico demorou. Por fim, a Enel fez a adaptação sem a qual não teria como funcionar o Desafio Jovem, agora com muitos equipamentos elétricos e uma demanda por energia que teria que ser de melhor qualidade.
O funcionamento da padaria vai coroar de êxito uma grande obra filantrópica de iniciativa da Maçonaria (Loja Paz e Trabalho) e em favor da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem, entidade que atua na recuperação de dependentes químicos. Foram 245 pessoas que fizeram doações para se construir o prédio de 64 metros quadrados e, em seguida, para a compra de forno e demais equipamentos de panificação. Ao todo, foram 105 mil reais investidos no Projeto. Ter o funcionamento da padaria qualifica a comunidade terapêutica com acolhidos que passam a ter ocupação do seu tempo nas atividades do novo negócio e aprendizado da profissão de padeiro. A padaria serve também para dar sustentabilidade econômica para o Desafio Jovem e serve ainda para suprir alimentos para os internos em fase de recuperação.
A diretoria do Desafio Jovem planeja a inauguração que deverá ser numa manhã de domingo. Existem 3 datas pensadas para o evento de inauguração: 19 ou 26 de junho, ou 3 de julho. Em um destes domingos, será feita a inauguração e dada a largada no funcionamento da padaria. A escolha definitiva da data depende da manifestação do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Tito Amaral, que é convidado especial para o evento. Será escolhida a data em que ele puder estar presente em Iporá. Vale dizer que a Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás (GLEG) é parceria do Projeto Pão e Solidariedade. A GLEG fez uma doação de 18 mil reais, valor significativo e que impulsionou o início da campanha de doações vindas da comunidade.
A manhã de domingo que servirá para inauguração da padaria vai contar com café da manhã a ser servido para os doadores e quando serão degustados os primeiros produtos feitos na padaria. A mesma manhã de domingo é também de visita dos doadores a padaria e de um ato religioso ao lado do prédio edificado. “Inaugurar e fazer com que cada doador prove dos produtos de confeitaria será um ato de retibuição da Maçonaria e do Desafio Jovem em favor de tantos que fizeram as doações”, afirma Valdeci Marques, Coordenador do Projeto Pão e Solidariedade. A equipe de panificação do Desafio Jovem prepara as atividade de funcionamento de mais esse empreendimento dentro da comunidade terapêutica. Na confeitaria, a prioridade em produtos será a confecção do pão de queijo congelado, um produto de ponta em sabor e comodidade para a dona de casa ter em seu freezer e preparar para a família. Este deverá ser o principal produto, afirma Mivan Anacleito, diretor do Desafio Jovem e experiente padeiro. Os produtos a serem feitos na padaria irão a mercado com o nome de Delícias Pães Desafio Jovem. Ainda segundo Milvan Anacleto, os acolhidos do Desafio Jovem estão entuasiasmados em atuar na padaria, acrescentando a profissão de padeiro em suas futuras atividades profissionais.
Recuperar da dependência química é um sonho de quase 30 acolhidos que ali estão, a fim de voltar ao convívio social. O Desafio Jovem fica em Iporá, ao lado do perímetro urbano da cidade, km um da GO-320, no sentido Iporá Ivolândia.