Marilda Lima, diretora da UEG Iporá, anuncia que temas provocativos estarão em pauta no II Congresso da Educação que acontece em Iporá nos dias 12 e 13 de junho. É mais uma oportunidade de debate a respeito do ensino público de nível superior. Os dois dias de evento têm rica programação na própria UEG e também no Espaço Verde.
A formação do professor ocupa boa parte da temática do Congresso. A perspectiva adotada é a reflexão sobre docência como um campo de pesquisa ainda pouco internalizado nas reflexões em sala de aula(tanto no ensino superior e, por conseqüência, no ensino básico) e do papel da Univesidade na preparação dos futuros professores para as questões da diversidade e da valorização da identidade regional. O Congresso tem uma carga de 20 horas e a inscrição custa 25 reais.
As atividades do Congresso de Educação constam de 6 oficinas. Na manhã de terça-feira, 12, entre 8:30 e 11 horas, serão feitas as confirmações de inscrições. As oficinas do dia serão de 13:30 hs à 17:00 hs. À noite, de 19:30 hs às 20 horas há a abertura solene. De 20 às 22 horas, palestra de abertura do Congresso com Kellen Cristina P. da Silva, da UFG e com professor Vinicius Borges Alves, da UEG de Iporá, como coordenador da mesa.
A programação do dia 13 é intensa, com espaço de diálogo e apresentação de trabalhos entre 8:30 e 11 hs. Das 13:30 às 17 horas haverão várias oficinas temáticas distribuídas em grupos de trabalho. A noite é também de continuidade da programação com mesa de debates e apresentação de temas provocativo. O Congresso de Educação encerra entre 21:30 e 22 hs com mais um debate.