Entre os dias 29/04 a 01/05 a UEG – Câmpus Iporá – será realizado o I SESSABE – Seminário sobre Saúde, Saberes e Bem. Este será um evento que buscará aproximar a universidade da comunidade local, em especial dos idosos do extremo oeste goiano. Trata de uma parceria entre UEG de Iporá, Clube dos Leões de Iporá e Fundação Logosófica. As atividades serão em locais como UEG, salão do Clube de Leões e Feira Coberta.
Pretende-se como público alvo cerca de 1400 idosos de Iporá e região (Amorinópolis, Diorama, Israelândia, Fazenda Nova, Jaupaci, Montes Claros de Goiás, Palestina, Piranhas entre outros municípios) que participam da Festa do Idoso; graduandos, professores e servidores técnicos administrativos dos cursos de licenciatura da UEG de Iporá e demais IES locais, profissionais de atendimento especializado para idosos e comunidade no geral.
Nesse contexto, o SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE, SABERES E BEM ESTAR DO IDOSO – SESSABE se justifica pela dimensão extensionista da universidade em discutir questões da diversidade e promover ações inclusivas para a população que historicamente ficou à margem ao acesso do conhecimento científico, do reconhecimento e valorização dos seus saberes culturais. O evento estimulará a prática da transversalidade e da interdisciplinaridade através do intercâmbio entre os saberes científico, pragmático dos profissionais especializados e popular da geração de idosos. Assim, contribuirá para a valorização da diversidade, dos direitos humanos e da identidade regional.
Promover arte, cultura, informação sobre saúde e entretenimento por meio da valorização cultural desse público. A relevância do evento se dá também pela promoção de experiências e saberes, de encontros de gerações, bem como favorecer as ações extensionistas da universidade, fortalecendo as atribuições do Núcleo de Apoio Psicossocial – NAPS da UEG de Iporá.
Dados mostram que os idosos ocupam, ano após ano, um espaço maior no cenário da sociedade contemporânea, seja ela local, regional, nacional ou global. De acordo com os dados do IBGE o número de idosos no município de Iporá multiplicou nos últimos 30 anos. Em 1980 representavam 4,8% do total de 27.248 habitantes e em 2010 esta representação passou para 14,5 % em relação ao número de habitantes no período, 31.274. (IBGE , 2015 e Instituto Mário Borges, 2015). Numa progressão aritmética é provável que a população de idosos no município represente um percentual superior à 20% no inciar do ano 2020.