O presidente do Umuarama João Francisco e o treinador Humberto Matos anunciam que no clube tem havido muita satisfação com relação a principal meta a ser atingida: revelação de valores no esporte.
Humberto Matos relatou para esta reportagem que o Umuarama é exemplo no interior de Goiás de clube voltada para esta busca, descoberta e valorização de jovens atletas. Ele atribui isso ao advogado João Francisco, patrocinador do projeto.
Lembra Humberto Matos, o Beto, como é mais conhecido, que 10 jogadores do colorado foram para o Trindade Atlético Clube por empréstimo, no início do ano, numa parceria realizada entre o Trindade e o Umuarama. Na ocasião, o próprio Beto foi convidado pelo ex-presidente do Goiás Esporte Clube, Sr. Raimundo Queiroz, atual gestor do Projeto Trindade e diretor de futebol do Vitória-BA. Os atletas sagraram-se vice-campeões goianos sub 20, após eliminar o Goiás na semi final e empatar os dois jogos da final contra o Goiânia que sagrou-se campeão por jogar por dois resultados iguais.
Estiveram no elenco do Trindade os seguintes jogadores do Umuarama: Juninho, Allan, Saulo, Danilo, Carlos Eduardo, Gustavo, Dedé, Rodrigo Alves, Vinicius, Matheus e Paulinho. Destes, existe proposta para que continuem no Trindade, para disputa da segunda divisão de profissionais, Dedé, Paulinho e Rodrigo Alves, sendo que Paulinho e Rodrigo deverão compor o elenco do Vitória da Bahia, por empréstimo, com duração a ser definida entre as diretorias do Umuarama e daquele clube baiano. Carlos Eduardo, Vinicius e Danilo deverão ser integrados ao elenco do Iporá. Gustavo, outro talento da terra, foi para o Mineiros, também por empréstimo. Os demais retornaram ao Umuarama para disputa do Goiano Sub-18, competição na qual o colorado classificou-se com duas rodadas de antecipação. Agora, o Umuarama enfrenta o Vila Nova em duas partidas pelas quartas de final do Goianão. O primeiro embate foi ontem, quarta-feira, 13, no Estádio Ferreirão, quando verificou-se empate em 1 x 1. A segunda partida será no sábado, 16, às 15h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.
Atletas satisfeitos
Verifica-se satisfação no plantel do Umuarama. Os garotos são satisfeitos de contar com apoio para a prática de esportes, disputas de tornios importantes e a possibilidade de carreira no futebol. O meia Rodrigo comentou para esta reportagem: “Todos nós temos muito que agradecer ao Umuarama, pois foi o clube que proporcionou e continua proporcionando oportunidades reais aos jovens Iporaenses. No Umuarama, graças ao presidente Dr. João Francisco, nós treinamos em dois períodos, temos nossos salários e somos respeitados como profissionais durante todo ano. Temos um treinador, que para mim, até aqui, tem sido pessoa importante. Nossa vontade e nossa obrigação, é crescer e melhorar a cada dia, pelo que, somos eternamente gratos”, diz Rodrigo.
O apoio do Umuarama, através de seu presidente Dr. João Francisco, ao esporte, não se limita apenas ao futebol. O renomado Ciclista Gesiel Nunes, penta campeção Goiano de mountain bike é atleta do Umuarama, tendo alcançado resultados expressivos no cenário nacional. Gesiel é filho de Iporá e conta com patrocínio do Colorado.
Afirma o treinador Beto que o Umuarama, pela terceira vez consecutiva participará da terceira divisão de profissionais, e mais uma vez dará oportunidades a jovens atletas de Iporá e região. “Desta vez o Umuarama espera contar com apoio do poder público, do qual nunca teve qualquer tipo de ajuda”, diz o treinador.
Rodrigo Alves, atleta do Umuarama vice goiano pelo Trindade, será emprestado ao Vitória -BA
Presidente João Francisco e o Técnico do Umuarama, professor Humberto Matos
Gesiel Nunes, pentacampeão goiano de mountain bike: apoiado pelo Umuarama
Donizete souza, diretor do Umuarama