Gesley, Renato Lara, Adeilton Ferreira, Alberto Messias, Valdeci Marques e Milvan Anacleto
Os visitantes ao Projeto Pão e Solidariedade na tarde desta segunda-feira, 9, foram Adeilton José Ferreira e Renato Lara de Assis. Adeilton é ex-vice-prefeito de Iporá e atual coordenador da unidade local do Vapt-Vupt. Renato Lara é professor do Campus de Iporá do IF Goiano.
Os visitantes na obra que abrigará a panificadora do Desafio Jovem elogiaram a iniciativa da Maçonaria de Iporá em agir em prol de um projeto que qualifica aquela comunidade terapêutica, dando ocupação aos que se recuperam de dependência química, provendo alimentos a eles, permitindo venda de produtos de confeitaria e a rentabilidade financeira que traz sustentabilidade, além de servir como uma unidade de ensino da profissão de padeiro aos que se recuperam da dependência química.
Ambos os visitantes, Adeilton e Renato, são parte das mais de duzentas pessoas que são doadoras para o projeto e afirmaram que o empreendimento ora em andamento é uma demonstração de que a união realmente faz a força e a diferença em prol de uma comunidade melhor.
Os visitantes foram recebidos no local por Valdeci Marques (coordenador do projeto), Gesley Macedo (arquiteto doador do projeto), Milvan Anacleto (da diretoria do Desafio Jovem) e Alberto Messias (doador e que também busca parceiros para o projeto). São mais de 90 mil reais já obtidos em doações. Para edificação do cômodo e compra dos equipamentos de panificação calcula-se a necessidade de 100 mil reais. Portanto, a fase é de reta final na busca de doações.
Mais sobre o Projeto Pão & Solidariedade
Uma entidade que acolhe dependentes químicos por busca pela recuperação destes pode ser muito melhor se tiver internamente algo como uma estrutura de fabricação de pães, o que vai significar quatro metas em uma só ação: ocupação para eles, aprendizado de uma profissão, provimento de alimentos para a entidades e comercialização destes produtos, como forma de obtenção de renda. Levando em conta tudo isso, a Maçonaria, através da Loja Paz e Trabalho nº 86, apoia o Desafio Jovem de Iporá em campanha pública por implantação da fábrica de pães dentro daquela entidade.
A campanha é de busca de doações para este projeto orçado em cerca de 100 mil reais. Com esse valor será possível dentro da entidade a fabricação de pães, roscas, bolos e demais itens de confeitaria. Inclui neste valor a adaptação de um cômodo e a compra de equipamentos. O valor financeiro é para edificação do cômodo e compra de forno e demais equipamentos de panificação.
A campanha teve início a partir deste dia 23 de março de 2021 com conta bancária que foi aberta especialmente para captar doações financeiras em qualquer valor e com o objetivo de se chegar a este objetivo de implantação do projeto. A conta bancária é no Sicredi, agência de Iporá e que é instituição bancária que se apresentou como parceira nessa missão. Depósitos podem ser feitos da seguinte forma: agência 3950 e conta 58799-0. As doações podem ser encaminhadas também pelo Pix cujo endereço é: desafiojovemipora@yahoo.com.br Concretizada a transação financeira o doador vai visualizar a conta que é em nome da Associação das Damas Maçônicas Filhas de Hiram.