Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Autor de 7 anos tem livro em estudo no Colégio Exato

Otávio Marques: Com seis anos criou uma história que é publicada em livro

Otávio Marques, que hoje tem 7 anos, ainda quando tinha 6 anos, foi autor de uma história infantil que foi publicada em livro.

A obra é atualmente objeto de leitura de outros meninos da mesma idade e que estudam na fase de alfabetização, no Colégio Exato, em Iporá.

A forma como Otávio Marques se tornou escritor é inusitada. Isto começou quando chegou às mãos dele um livro infantil da escritora Ironita Mota. Ao ler o livro, ele disse que também tinha uma história para contar. Isto chegou até Ironita Mota que quis conhecer o menino, filho de Elias Januário Marques e Keilamar Moreira Marques (Oeste Goiano).

Ao visitá-lo em sua casa, Ironita Mota ouviu dele a seguinte história, a qual ela foi escrevendo a mão, no mesmo instante. A história é a seguinte:

UM MENINO CHAMADO OTÁVIO,
FOI GUIADO POR JESUS
PARA DOMAR OS ANIMAIS.

O MENINO SEGUE ANDANDO PELA FLORESTA
COM ALGUNS ANIMAIS JÁ DOMADOS E
ENCONTRA OUTROS AGRESSIVOS.

OTÁVIO APROXIMA DELES PARA
DOMÁ-LOS COM CARINHO PARA
QUE ELES NÃO ATAQUEM NINGUÉM.

JESUS ERA MUITO BOM E AJUDAVA O
OTÁVIO A DOMAR OS ANIMAIS.

O MENINO OTÁVIO, POR AMOR AOS
ANIMAIS, DECIDIU FAZER UMA CASA NA
FLORESTA PARA MORAR E PODER CUIDAR,
DAR COMIDA E PROTEGER OS ANIMAIS.

OTÁVIO LEVOU SUA FAMÍLIA PARA VIVER
NA FLORESTA E LÁ FORAM FELIZES PARA
SEMPRE JUNTO COM TODOS OS ANIMAIS.

FIM

A partir de então, ao conhecer essa história, Ironita Mota opiniou que aquilo precisava ser publicado. Surgiu, então, a ideia do livro ao qual foi dado o título “O Menino Domador de Animais”. Na empresa Oeste Goiano, de propriedade dos pais do pequeno autor, foram impressos algumas dezenas de exemplares do livro e que foram vendidos a alunos. A mãe do autor, Keilamar Marques, contou à essa reportagem que essa renda dos livros ficou com o próprio filho, o que serviu de mais motivação para ele em sua vida literária. A obra contou com lindas e coloridas ilustrações de Francinarah Ferreira.

Na escola onde Otávio Marques estuda, entre professoras e colegas, verificou-se grande surpresa com a incrível capacidade de um menino de 6 anos em criar uma história infantil. Foi quando a escola decidiu fazer do livro do menino material de leitura para os colegas dele que estão em fase de alfabetização.

A escritora Ironita Mota, que muito fez para que o autor fosse publicado, vê nele uma promessa para a literatura. Ela costuma dizer o quanto é incrível que o menino não se ateve somente em ler suas histórias. Ele anunciou que tinha sua própria história na cabeça, a qual agora é livro publicado. Dias desses, perguntado sobre o que achou de se tornar autor publicado, Otávio Marques começou agora a afirmar que tem outra história na cabeça para contar. Vamos esperar por uma outra obra.

Palavras da professora Cleidiana Correia sobre a história criada por Otávio Marques e sobre o seu livro e a forma como os colegas estão reagindo ao ler a obra

O trabalho desenvolvido com a obra literária do nosso pequeno e jovem escritor, Otávio Marques, atingiu todos os objetivos esperados. Houve uma grande aceitação por parte dos alunos e também dos pais que acompanharam as atividades realizadas em casa. A obra é composta de uma linguagem simples, mas muito rica e próxima da realidade das nossas crianças. Despertou o interesse de todos os leitores. A obra, primeiramente, foi analisada por uma equipe de professores que desenvolveram projetos de Leituras, Seminários, Debates, Rodadas de Conversa, Atividades e Avaliações orais e escritas. Um dos pontos que chamou a atenção dos profissionais da escola foi o título do livro “O Menino Domador de Animais” que enquadrou na Grade Curricular do 2º ano do Ensino Fundamental I, englobou também o Processo de interdisciplinaridade: em Língua Portuguesa; significados e sinônimos de domador, silvestre, selvagem, e animais domésticos, leituras, Substantivos próprios, etc…, em Ciências; Habitat Natural dos Animais, Animais domésticos, de estimação e Selvagens, em Filosofia; A Lei Federal 9.605/98 (reclusão e multa para quem maltratar animais), A Lei Estadual 18.793 (proíbe a apresentação de espetáculos circense). Outro ponto que nos chamou a atenção foi a surpresa dos alunos, no momento da leitura, ao perceberem que o autor da obra literária lida, era um coleguinha conhecido e tão próximo. Falas como:
– Nossa tia! É o Otávio do 2º ano?
– Que legal! Foi o Otávio quem escreveu esta historinha?
– Professora, eu o conheço!
Desta forma, usamos desta empolgação dos alunos, e claro, o livro do Otávio para incentivar nossos alunos a produzirem suas próprias obras literárias em um projeto “Noite de Autógrafos”, que está programado para ser realizado no dia 25 de novembro de 2016.

Professora e Coordenadora,
Cleidiana Correia da Silva
Colégio Exato, 03/08/2016

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-11-11-as-11.48
Publicado edital para beneficiar artistas com recursos federais
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-11-09-as-20.18
Iporaense representa Iporá em evento de artes plásticas no RJ
WhatsApp-Image-2024-10-17-at-18.17
Grave denúncia aponta desvio de recursos da Lei Aldir Blanc em Iporá
WhatsApp-Image-2024-10-06-at-10.40
Dia da 19ª. eleição da história a escolher chefe do Poder Executivo
WhatsApp-Image-2024-09-23-at-17.59
Iporaense do curso de Letras em bate papo com Itamar Vieira
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-11-11-as-11.48
Publicado edital para beneficiar artistas com recursos federais
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-11-09-as-20.18
Iporaense representa Iporá em evento de artes plásticas no RJ
WhatsApp-Image-2024-10-17-at-18.17
Grave denúncia aponta desvio de recursos da Lei Aldir Blanc em Iporá
WhatsApp-Image-2024-10-06-at-10.40
Dia da 19ª. eleição da história a escolher chefe do Poder Executivo
WhatsApp-Image-2024-09-23-at-17.59
Iporaense do curso de Letras em bate papo com Itamar Vieira