Nesta quinta-feira, dia 6, a partir de 19 horas, no auditório da Faculdade de Iporá (FAI) o Colégio de Período Integral (CEPI) de Aplicação, faz evento de literatura.
Haverá o lançamento do livro IPORÁ NOSSA TERRA, que abrange poesias de alunos deste colégio. É noite de autógrafo de livro com vários autores, obra com quase cem páginas. Além de poesias, alguns alunos optaram por texto em prosa, com narrativas ou reflexões.
A professora Ivanir da Costa Alves fez a apresentação da obra em uma das páginas iniciais. Sobre o livro ela disse o seguinte:
O Centro de Ensino de Período Integral de Aplicação por meio do projeto: ‘‘Iporá Nossa Terra! Do pequi a poesia o sabor da arte nos talentos iporaense’’, sob a orientação da professoras Eliene Felix Duarte Menezes, Ivanir da Costa Alves, Suzi Darley da Costa Miranda Silva e Telma Dias de Sousa, apresenta o livro: Iporá nossa Terra, a Cor e o Sabor das Palavras… Memórias fazendo sua própria história, com a colaboração dos professores do Núcleo Comum e Diversificado que compõem a matriz do Projeto Educação Integral em Tempo Integral do CEPI de Aplicação.
Os textos que compõem esta obra são resultados do trabalho realizado no âmbito escolar, assim como o desenvolvimento de ações propostas pelas professoras mentoras do projeto juntamente com a equipe escolar, no propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem.
Neste sentido, compreende-se que, a reflexão presente nas produções dos alunos tem como objetivo perceber o quanto a leitura pode influenciar nas escolhas dos argumentos apresentados pelos educandos nas suas produções.
Portanto, nesta obra prioriza-se a produção autoral baseando no tema gerador, Iporá Nossa Terra – o qual foi definido a partir de discussões coletivas com toda equipe gestora e corpo docente da unidade que visa valorizar a história e a cultura local por meio da escrita como sistematização da construção do conhecimento e registro sobre as memórias fazendo sua própria história.
O livro também potencializa novos espaços e oportunidades de aprendizagens, fomentando maior envolvimento acerca do núcleo comum e núcleo diversificado visando o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões: intelectual, afetivo e social. Portanto, está pautada nos quatro eixos da Língua Portuguesa que são: leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística numa perspectiva interdisciplinar.