Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Curso de História da UEG de Iporá digitaliza documentos cartoriais

Papéis antigos, já muito estragados, passam a ter um conteúdo que não mais se perde...

Ao longo dos primeiros meses de 2019, uma equipe do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá realizou o processo de digitalização dos documentos cartoriais do Cartório Sílvio Barros. A iniciativa foi fruto da parceria entre os agentes universitários e o cartório, representado por Walfrido Adriano Morbeck B. de Souza, um entusiasta da história regional. O propósito da iniciativa é a preservação de documentos históricos e sua posterior disponibilização para pesquisadores e demais interessados. 

Coordenado pelo Prof. Dr. João Paulo Silveira, o trabalho foi realizado pelos discentes Valtuir Silva e Ronan Bezerra de Araújo. Os documentos digitalizados são livros de registro cartorial que contemplam nascimentos, casamentos e óbitos. Os mais antigos são registros cartoriais do Distrito do Rio Claro que datam das últimas décadas do século XIX.

Segundo o coordenador da inciativa, os documentos poderão subsidiar pesquisas que tratam do ordenamento social da região ao longo das últimas décadas do século XIX e das primeiras do século passado. Os documentos lançam luz sobre detalhes importantes como a presença de migrantes, a constituição de famílias e os casos de doenças fatais mais comuns na região. Nesse sentido, os documentos podem estimular reflexões a respeito da história do cotidiano dos povos que habitaram essa região no passado.

A equipe responsável pela digitalização informa que está disponível para novas parcerias. Os interessados que se preocupam com a preservação de registros históricos e da memória local, poderão submeter suas propostas de parceria ao colegiado de docentes do Curso de Licenciatura em História.

A preservação de documentação histórica assim como as atividades e pesquisas recentes sobre a realidade regional representam o esforço do Curso de Licenciatura em História, o único em atuação nessa região do Estado, em promover a consciência histórica da população. Os docentes do curso entendem o estudo e a pesquisa em História são imprescindíveis para o desenvolvimento cultural e dos princípios da cidadania. Em breve, o acervo documental em sua totalidade será disponibilizado gratuitamente através de página na internet.

O Coordenador do Curso, Dr. Tiago de Jesus Vieira, agradece ao Cartório Sílvio Barros e ao Sr. Walfrido Morbeck B. de Souza pela disposição e os felicita pela preocupação com a memória histórica da região.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-09-08-at-17.37
OG e UEG firmam parceria em favor de digitalização de jornais
WhatsApp-Image-2025-09-04-at-16.31
Filmagens de “Iporá – Pegadas do Tempo” começam no dia 20
WhatsApp-Image-2025-08-26-at-06.44
Cineasta visita cidade em preparativo do filme sobre História de Iporá
colegio-estadual-de-policia-militar-ariston-gomes-da-silva
Colégio Militar vai realizar festa cultural na quinta e sexta-feira
WhatsApp-Image-2025-08-11-at-11.39
Lançamento de obra póstuma “Os Ossos da Herança” traz emoções
WhatsApp-Image-2025-09-08-at-17.37
OG e UEG firmam parceria em favor de digitalização de jornais
WhatsApp-Image-2025-09-04-at-16.31
Filmagens de “Iporá – Pegadas do Tempo” começam no dia 20
WhatsApp-Image-2025-08-26-at-06.44
Cineasta visita cidade em preparativo do filme sobre História de Iporá
colegio-estadual-de-policia-militar-ariston-gomes-da-silva
Colégio Militar vai realizar festa cultural na quinta e sexta-feira
WhatsApp-Image-2025-08-11-at-11.39
Lançamento de obra póstuma “Os Ossos da Herança” traz emoções