A Toca e diversos artistas de Iporá promovem o Suave Mente, um festival de Arteterapia que chega para movimentar o cenário cultural de Iporá e do Oeste Goiano, de 27 de maio a 4 de junho. Unindo artistas e profissionais da Saúde em uma programação diversificada e para todos os públicos o festival pretende inspirar suavidade, auxiliar no processamento das emoções, promover o encontro, acolher as pessoas e suas histórias. Diferentes atividades integram a programação, como intervenção urbana, mostra fotográfica, luau, oficinas, podcast e outras atividades artísticas de Dança, Teatro, Artesanato, Música, Poesia e Artes Visuais.
De acordo com o Diretor de Arte do evento, Eros Guimarães, o festival lança um olhar terapêutico para a Arte, com destaque para os benefícios que ela promove na vida de quem pratica, experimenta ou aprecia alguma atividade artística, gerando Saúde Mental. Para Eros, “o Suave Mente 2022 é uma oportunidade de apreciar Arte de qualidade, participar de atividades criativas e se beneficiar do potencial de cura da programação artística proposta pela iniciativa”.
A programação é gratuita e muitas atividades são abertas à participação da comunidade. Nesse sentido, a professora Paula Regina Moraes, da Escola Professora Odete Carvalho Ataídes, da comunidade Bugre, já começou a desenvolver atividades propostas pelo Festival Suave Mente com seus alunos. Segunda a educadora, ela se sentiu privilegiada por poder contar com essa ferramenta cultural para levar a importância da arte para seus alunos. “Como educadora, eu preciso oportunizar aos meus pequenos acesso à Arte que educa, informa, sensibiliza e reafirma o que levo para sala de aula. Disso depende a formação, não só acadêmica, mas, sobretudo humana, intelectual e cultural de cada um deles. Feliz demais pela iniciativa da Toca!”.
PROGRAMAÇÃO
A partir desta sexta-feira, 27 de maio, serão publicadas, no perfil no Instagram @tocaenergiacriativa, duas séries com conteúdos produzidos especificamente para o festival: “Dicas para Viver Suavemente”, com profissionais da saúde; e “Arte Cura”, com depoimentos de diversos artistas sobre como a arte tem promovido saúde mental em suas vidas.
No sábado, 28 de maio, estará aberta à visitação a intervenção urbana “Mandalas”, do artista plástico Miro Souza, em frente à Toca. O público também poderá participar da intervenção, pintando suas próprias mandalas, que podem ser retiradas na Toca ou impressas através do site www.festivalsuavemente.com.br, e que, depois de pintadas, e enviadas a equipe da Toca, irão compor o ambiente do evento.
No domingo, 29 de maio, a partir das 19h, na Toca, será aberta a Mostra Fotográfica “Suavidade em Qualquer Idade”, com ensaios de Lizi Dalenogari, Solange Serique, Willis Lavelis, Dii Oliveira e Kaique Oliveira. Estes artistas desenvolveram uma pesquisa sobre manifestações de suavidade nas diferentes faixas etárias da população. Cada um ao seu modo, captou a suavidade da terceira idade, da vida adulta, da juventude, da infância e do momento do nascimento em parto humanizado. Juntos, os cinco ensaios compõem um ambiente imersivo que leva o público a um passeio por lembranças afetivas, uma mostra fotográfica sobre o cuidado com a vida, sobre o cuidado entre as pessoas. A Mostra estará aberta durante todos os dias do evento das 19h às 23h.
Dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, acontecerão Oficinas “Mente Ativa”. Uma metodologia de estimulação cognitiva que a Toca tem desenvolvido nos últimos anos, com oficina de exercícios mentais e preservação da memória, voltada especialmente para o público da Terceira Idade. Eros Guimarães, que também é pedagogo, será o mediador desta programação e orientará as turmas inscritas.
No sábado, 4 de junho, às 20h, encerrando o festival, acontecerá o “Luau Suave”, na Toca, com apresentações de, artesanato, dança, teatro, música e poesia. Subirão ao palco os artistas Walquíria Wal, Murillo Eduardo, Daya Gomes, Cida Barros, Roseli de Assis e Wívian Borges. Uma noite para celebrar o Festival e ampliar as possibilidades terapêuticas das Artes em diferentes linguagens.
Em todos os dias do Festival, às 21h, acontecerá o “Sofá da Toca”, podcast que será transmitido pelo perfil da Toca no Instagram e pelas rádios Educativa FM e Nova Onda FM, com apresentação de Eros Guimarães e Lizi Dalenogari, assossora de imprensa do evento. No podcast, artistas, profissionais parceiros do evento e público ampliarão as reflexões e os sentidos que o evento propõe.
O projeto Suave Mente foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, em edital da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – Secult.
FICHA TÉCNICA
Festival de Arteterapia Suave Mente 2022
Direção de Arte: Eros Guimarães
Produção Executiva: Walquíria Wal
Produção Artística: Lizi Dalenogari e Roseli de Assis
Produção de Comunicação: Adriane Marques
Assessoria de Imprensa: Lizi Dalenogari
Apoio à Produção: Laura do Planalto
EXPEDIENTE
Suave Mente – Festival de Arteterapia
De 27 à 04 de Junho de 2022
Plataformas digitais: @tocaenergiacriativa – Instagram
www.festivalsuavemente.com.br (site)
Acessos gratuitos