A qualquer momento vai cair em conta aberta pela Prefeitura de Iporá um recurso de duzentos e noventa e quatro mil, cento e oitenta e cinco reais e cinquenta e um centavos (R$ 294.185,51) para que artistas de Iporá possam executar projetos culturais nas mais diversas áreas.
Esse é um recurso da Lei Paulo Gustavo, que direciona R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades e produtos culturais.
Iporá será município beneficiado. A vereadora Viviane Specian (PT), ao lado de um grupo de artistas locais, cobrou para que a cidade não ficasse de fora desse circuito de liberação de recursos, sempre em valor proporcional à população da cidade.
Através de Deivid Cândido, da área de educação na Prefeitura de Iporá, foram tomadas as providências para o recebimento do recurso, com a inserção dos dados na plataforma do Ministério da Cultura: plano de ação e cadastro. Segundo o funcionário, em agosto a Prefeitura de Iporá vai publicar o edital para chamamento dos artistas que queiram apresentar projetos culturais. Os que pleiteiam recursos estão sujeitos a seleção, já que pode haver mais pretendentes do que a verba disponível.
A vereadora Viviane Specian fez uma entrevista em seu programa na Rádio Educativa com Milton Gonçalves Júnior, coordenador da Secretaria do Ministério da Cultura em Goiás, quando trataram sobre Lei Paulo Gustavo e os recursos disponíveis para os municípios brasileiros. Acompanhe no link abaixo, sobre o conteúdo da entrevista: