Edival Lourenço, que é de tradicional família de Iporá, ganhou o direito de emplacar mais um biênio como presidente da União Brasileira de Escritores (UBE / Subseção de Goiás), o que, ao final, o fará um gestor de oito anos à frente desta entidade. Ele vai para o quarto mandato. Edival foi, ontem, quinta-feira, 12, reeleito para mais um biênio. Outra vez foi candidato único. O iporaense tem sido sempre aclamado para a continuidade de gestão frente à uma das principais entidades literárias do centro oeste brasileiro.
Compareceram para votação 53 eleitores, todos com votos favoráveis. Aidenor Aires passa a ser vice-presidente. Ademir Luiz da Silva, secretário geral; Ana Luiza Serra, primeira secretária; Cecília Melo, segunda secretária; Waldomiro Bariani Ortêncio, primeiro tesoureiro; Leonardo de Oliveira Teixeira, como segundo tesoureiro. O Departamento Jurídico passa a ser constituído pelos escritores José Elias Fernandes, Arthur Edmundo de Souza Rios e Waltides Pereira Passos. A nova chapa elegeu também membros de Departamento Cultural e Social, de Departamento Regional, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo.
Sobre Edival Lourenço
O iporaense Edival Lourenço é bacharel em direito e bancário aposentado. Residiu em Iporá muitos anos. Em Goiânia, foi possível a ele dedicação maior às letras, conseguindo muito destaque. É autor de vários livros e ganhador de importantes prêmios como, por exemplo, um de âmbito nacional, o Prêmio Jabuti, na categoria romance, pelo seu livro “Naqueles Morros Depois da Chuva”, que agora será traduzido para o Inglês. Obteve também outras premiações de repercussão nacional. Em Goiás, muitos o consideram atualmente como o principal nome das letras.
UBE, ações e metas
Na entidade em que preside nos últimos anos o iporaense Edival Lourenço faz um dedicado trabalho de promover a união dos escritores do Estado. Oficinas de criação e outros eventos são rotineiros no dia-a-dia da UBE Goiás. A entidade tem uma sede própria na capital, local que é cedido para os autores realizarem seus lançamentos de livros.
Perguntado sobre metas para o novo mandato, Edival Lourenço informou ao OG que pretende realizar em Goiânia um encontro internacional de escritores da língua portuguesa, além de manter o ritmo de ações dos últimos anos.