
O iporaense Carlos Willian Leite continua honrando o nome da cidade perante a comunidade goiana. É na área cultural que se tornou dos nomes mais importantes do Estado de Goiás. Ele acaba de ser reeleito pela quarta vez para a presidência do Conselho Estadual de Cultura.
O jornal Opção fez reportagem sobre o assunto. Transcrevemos:
O jornalista e escritor Carlos Willian Leite foi reeleito presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás para o biênio 2026-2027. A vice-presidência será ocupada pelo gestor público Sacha Eduardo Witkowski Ribeiro de Mello, também integrante da Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC), em substituição ao professor e escritor Solemar Oliveira. Esta será a quarta gestão consecutiva de Carlos Willian Leite à frente do colegiado, o que o torna o presidente mais longevo desde a criação do órgão, em 1967.
O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado de caráter deliberativo e fiscalizador, responsável por acompanhar as ações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO), analisar prestações de contas e julgar projetos submetidos aos principais mecanismos de fomento. Entre eles estão o Programa Estadual de Incentivo à Cultura — Lei Goyazes, que movimenta cerca de R$ 40 milhões por ano, o Fundo de Arte e Cultura e as leis federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Sacha Eduardo Witkowski Ribeiro de Mello: vice-presidente do Conselho de Cultura
De 2019 a 2025, o Conselho emitiu aproximadamente 5 mil pareceres e aprovou em torno de R$ 270 milhões em projetos culturais, consolidando-se como instância de regulação e acompanhamento da política cultural no Estado.
Com a reeleição de Carlos Willian Leite e a posse de Sacha Eduardo Witkowski Ribeiro de Mello como vice, a expectativa é de continuidade na fiscalização e no fortalecimento dos mecanismos de incentivo, além da ampliação do alcance das políticas culturais em Goiás.