Além dos músicos iporaenses Antônio Goelde, Júnior Cézar e Hozaná Malaquias, também a literatura recebeu premiação para Iporá dentro do Fundo de Arte e Cultura (FAC), a lei de incentivo do Governo de Goiás e que é gerida pela Secretaria Estadual de Cultura.
Na literatura e por Iporá, quem foi contemplada foi a escritora Ironita Mota, moradora da cidade e que tem longa carreira na área, principalmente com publicações para crianças e adolescentes, visitas em escolas de Iporá e região e incentivo à leitura.
Pela premiação obtida, tendo a aprovação do Conselho Estadual de Cultura, ela receberá recursos financeiros para a publicação do livro ELE DE CÁ, ELA DE LÁ, obra na qual os adolescentes são público alvo.
O recurso permite a publicação de mil exemplares do livro, com o comprometimento de a metade dos exemplares serem distribuídos gratuitamente para alunos do Colégio Elias Estadual Araújo Rocha e a Escola Estadual Israel de Amorim.
Com a aprovação do projeto proposto, quem é aprovado recebe o recurso, executa a atividade e presta contas perante a Secretaria Estadual de Cultura.