Filhos da região fazem sucesso musical na Europa
João Rosa da Silva Neto, o Neto, de Iporá, e Wander Oliveira, de São Luís de Montes Belos, são dois filhos da região que estão fazendo sucesso musical na Europa. Eles residem em Portugal, na cidade do Porto, mas os shows feitos pela dupla que leva o nome de Léo e Leandro atravessam as fronteiras daquele país. Leo e Leandro, com cinco CDs gravados e com vários sucessos nas paradas musicais de Portugal, já fizeram shows na Alemanha, França, Suiça, Espanha, Canadá e Timor Leste, locais aonde se apresentaram para colônias portuguesas.
A dupla Léo e Leandro está sempre com agenda lotada, principalmente dentro de Portugal, aonde se apresentam em festas religiosas, de comunidades rurais, exposições agrícolas, boates, danceterias, etc… Os filhos da região estão sempre aparecendo na TV portuguesa (SIC, RTP, TVI e SIC Internacional) e emissoras de rádio, em entrevistas ou apresentações ao vivo. A dupla tem banda própria constituída de 6 músicos (baixista, tecladista, baterista, guitarista, acordeonista e violão base). Em dez anos de carreira, com 5 CDs gravados, esta foi uma escalada que para chegar ao sucesso houve muito sacrifício. Os dois chegaram em Portugal na mesma época, há 13 anos atrás, cheio de sonhos a realizar. Antes de engrenar com sucesso a carreira musical tiveram que encarar outras atividades profissionais. João Neto foi profissional da construção civil e Wander Oliveira trabalhou como garçon em restaurante.
O iporaense João Neto conta que a grande virada na carreira artísitica deles foi quando conheceram os empresários Antônio Lopes e Inácio Barbosa, os quais deram a eles o profissionalismo que precisavam. A partir de então, eles que já tinham o talento nato para a música, passaram a contar com uma equipe que levou o nome da dupla além fronteiras. A partir de então vieram os bons contratos com as gravadoras e com os organizadores de eventos. Outro ponto importante no sucesso de Léo e Leandro foi a parceria com Elis Muniz, um dos maiores compositores do Brasil, apresentados à dupla pelo empresário Antônio Lopes.
As músicas de maior sucesso da dupla foram Menina da Aldeia (regravação de Lourenço e Lourival), Instinto Animal (regravação de Henrique e Gabriel), Só alegria, Faz Tremer o Chão e Amor de Carapicho (regravação de Ataíde e Alexandre). João Neto, o iporaense que faz primeira voz na dupla, está passando férias em sua terra natal. João Neto (Léo) é um talentoso vocalista. Desde os tempos de Festival Estudantil Iporaense (Festip) que ele mostrava sua talentosa voz para os seus conterrâneos. Enquanto que Wander Oliveira (Leandro) é um grande instrumentista, o qual toca guitarra, cavaquinho, viola caiapira e contrabaixo, além de ter uma segunda voz de excelente qualidade.
Assim que terminar as férias, início de fevereiro, de volta ao batente, eles estarão adentrando no estúdio para gravar o sexto CD da carreira. Este é um exemplo de filhos da terra que longe daqui encontraram o caminho do sucesso. Antônio Lopes, o português que é empresário da dupla, costuma dizer que o importante agora e para o futuro, é cada vez mais consolidar a carreira com boas gravações de músicas, a fim de, de fato, continuar tendo um lugar assegurado na música portuguesa.