Ao ser contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo, a artista plástica iporaense Márcia Maiza executou um projeto que enfoca os muladeiros de Iporá. Com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, os dois trabalhos foram pensados no resgate da cultura regional, em homenagem à festa dos Muladeiros de Iporá, que ocorre a cada mês de janeiro.
A festa tem o intuito de resgatar as tradições de nossas raízes, e traz uma valorização socioeconômica e cultural importante para toda região. É considerada um dos maiores eventos de muares do mundo, atrai participantes de vários países com programações de provas, exposição de animais, desfile, shows sertanejos e a tradicional queima do alho. Tudo isso celebrando a cultura e a paixão dos criadores e admiradores dos muares.
O primeiro trabalho titulado como Muladeiro:
Mostra um muladeiro em sua mula traiada, demonstrando força, e a predominância masculina na lida do campo. Um sistema patriarcal, com seus valores. Um retorno ao passado que nos trouxe aos dias de hoje
O segundo trabalho titulado, Doma:
Um substantivo feminino. No sentido figurativo, vencer, refrear. Vencer preconceitos, mudar mentalidade. Evidenciando uma mudança quanto aos valores do papel da mulher nos dias atuais. Trago uma referência feminina e a importância da mulher no cenário rural. O protagonismo delas e sua representatividade e ações.
Sobre a artista
Marcia Maiza de Paula Machado Ferreira é uma artista iporaense de 52 anos. Trabalha com pintura há mais de 20 anos e atualmente está focada em tela e madeira de demolição, com técnicas mistas e cores vivas onde mostra a natureza, que é o reflexo do seu cotidiano rural, unindo arte e sustentabilidade em seus trabalhos. Sempre em busca de ampliar seus conhecimentos e técnicas, estuda e faz cursos frequentemente e vem se destacando no mundo das artes, expondo suas obras em galerias nacionais e internacionais, como Colômbia, Panamá e Itália. Confira alguns de seus trabalhos abaixo e para mais informações acompanhe as suas redes sociais no instagram @marciamaizaartistaplastica.