Entre os dias 11 e 13 de dezembro, o Professor Dr. Samuel Carlos Melo, docente do curso de Letras da UEG – Unidade Universitária de Iporá e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (Poslli) da UEG – Cora Coralina, participou do IV Congresso Internacional de Literatura Brasileira (Colibra), realizado em Salamanca, Espanha.
O evento ocorreu na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca (USAL), fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Brasileiros (CEB) e a Academia Brasileira de Letras (ABL). Fundada em 1218 pelo rei Alfonso IX de León, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha e a quarta mais antiga da Europa, estando entre as dez mais antigas do mundo. Reconhecida como um marco do Renascimento cultural e acadêmico, desempenhou um papel essencial no desenvolvimento do pensamento ocidental, especialmente durante o Século de Ouro espanhol. Foi um dos principais centros para o estudo do Direito Canônico e das humanidades, além de ser a primeira universidade europeia a oferecer a cátedra de Língua e Literatura Espanhola.
Nesta quarta edição, o Colibra homenageou renomado dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna (1927-2014), promovendo conferências e mesas de debate dedicadas à análise de sua obra. Durante o congresso, o professor Samuel coordenou a mesa “Lusofonia II” e apresentou a pesquisa intitulada “O desertor dos desertores: o poema herói-cômico de Silva Alvarenga como aparelho de propagação da política pombalina”. O trabalho é resultado de sua pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP, e de projeto de pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG.
A participação no evento foi financiada pelo Programa de Auxílio a Eventos (Pró-Eventos – UEG), conforme o edital 01/2024, fortalecendo a internacionalização da produção acadêmica da instituição.