O Colégio Estadual Elias Araújo Rocha está com mais uma atividade. Trata-se agora do projeto “Literatura Goiana: na casa de Cora conta suas histórias” – coordenado pela professora Cleisa Maria Coelho Braga.
Esse projeto realizado no Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha surgiu da necessidade de estudar a narrativa histórica e atual da literatura goiana, com o intuito de aproximar o público goiano (alunos e professores) à história que é nossa.
É perceptível o distanciamento da Literatura de Goiás com seu leitor. Pouco ou nada se traz nos livros didáticos, das escolas de Goiás, sobre a Literatura do próprio estado. É preciso que tanto História quanto Literatura construam elos, por meio do entrelaçar das narrativas de modo que uma faça parte vital da outra.
No intuito de levar essa riquíssima história literária até a escola, do goiano, o projeto teve como proposta norteadora o entrelaçar de ações que visassem o estudo histórico consensual, a literatura goiana, seja como narrativa oral ou como produção ficcional. Realizou-se ações dialógicas, por meio de estudos temáticos, seminários, encenações e oficinas literárias, a fim de que o literário goiano se apropriasse do aluno e que a lacuna existente na arte literária goiana, entre obra e estudo literário, se não sanada fosse ao menos amenizada.
A ação do projeto teve como objetivos, dentre outros
Propiciar momentos para a leitura de maneira a estimular que esta se torne um hábito;
– Criar situações de discussão a fim de propiciar a reflexão sobre a produção literária e não apenas uma “análise” mecânica do texto;
– Comparar os textos a outras produções e leituras a fim de iluminar as questões intertextuais e interdisciplinares que permeiam os textos;
– Compreender a importância da leitura e não apenas do resumo/análise.
– Contribuir com a discussão da Literatura Goiana visando ao seu papel no curso e na formação social.
– A culminância do projeto resultou de uma tarde de talentos intitulada “Tardes Goiana”, a qual grupos de alunos apresentaram poemas, biografias, análises estudadas durante dois meses, bem como a culinária Goiana para ser degustada na “Casa de Cora” – montada quadra da escola, no local das apresentações.
Os alunos avaliaram o projeto/estudo como
“uma maneira muito massa de estudar”
“Assim a gente aprende muito mais fácil”.
“Cora é linda! Que vida!”
“Quando crescer quero ser igual a Cora, rsrs, ela é fantástica”
Enfim, objetivos realizados! Cora veio até nós na escola, agora nós vamos até ela – em sua casa. E será, com certeza mais aprendizagens!