O romance “Um Corrupto em Brasília”, foi lançado no dia 24 de agosto, sábado passado, em Iporá, na quadra de esportes do Colégio Estadual Elias Araújo Rocha, em uma tarde em que muitos compareceram para prestigiar o autor Valdeci Marques, que lançou seu oitavo livro.
O novo livro, de temática muito atual na cena política brasileira, é um romance no qual foi mostrado, através do enfermeiro Sizenando Neto, aquilo que é abominável em bastidores da capital federal. Ele, o personagem protagonista, ao ser eleito, fez sua conduta ser transviada para rumos tenebrosos. “A ficção tem tudo a ver com a realidade”, afirma o escritor Valdeci Marques. O livro já está à venda, sob encomenda no Clube de Autores https://clubedeautores.com.br/backstage/my_books/712959 e como e-book, na Amazon. O livro físico custa R$ 64,29.
Sobre o livro, o escritor Aidenor Aires, presidente da Academia Goiana de Letras, e que fez a apresentação da obra, afirmou que a narrativa de Valdeci Marques convoca o leitor para palmilhar, passo a passo, a geografia da corrupção nos territórios do poder.
Afirma Aidenor Aires que com Valdeci Marques os personagens saltam de suas poltronas e mesas refrigeradas, vão povoando nossas ruas, nossas praças, bares, templos e esquinas. Por isso chega a nos parecer familiar, didática a jornada do político interiorano, Sizenando Neto, guindado de uma honrada militância de simples enfermeiro para membro da mais alta câmara legislativa do país.
Aidenor rememora a trama afirmando que “o então candidato, enfermeiro Sizenando, tem grandes sonhos para uma ação parlamentar ativa e honesta. Promete atuação comprometida com as demandas de sua categoria e promete um curativo para as feridas morais do país. Seu entusiasmo e a imagem de serviço da profissão o fazem vitorioso na eleição e, cheio de sonhos e projetos, assume a cadeira na Câmara ados Deputados”.
O apresentador da obra prefere não dar spoiller, mas arrisca adiantar que peripécias do romance de Valdeci Marques, o fez deter em algumas características de sua narrativa. Em primeiro lugar, não há como o protagonista fugir ao desenho de tantas figuras nos cadernos de nossa República. É um moço humilde que consegue notoriedade e é eleito como deputado federal, simulando a ascensão de alguém do povo, pela bênção democrática do voto.
Aidenor acrescenta: “desnecessário dizer que este político está cheio de boas intenções, cândido, como diria um romano. Como quase toda história deste gênero, sua alvura pouco irá resistir às tintas da paleta arco-íris do poder. Sizenando é, portanto, um personagem plano, reconhecível, podendo caber na forma do que se identifica como personagem tipo. Os demais: Jarmindo, Eulália, Cristopher, o motorista, Zeno Watanabe e Luna, os parentes que vão pedir cargos. Todas estas personas aparecem na narrativa sob a marca de sua função, seja nas teias da burocracia, seja nas malhas da corrupção”.
Este é o oitavo livro a ser publicado por Valdeci Marques. Os demais foram: Sinceramente (Crônicas/2014), O Romeiro (Romance/2016), Lofre (Romance/2017), Penas e Prêmios (Romance/2018), Tonico (Romance/2019), A Formação da Sociedade Iporaense (História/2022) e Da Biblioteca Ao Cemitério (Romance/2023). Valdeci Marques é escritor goiano, residente em Iporá. É empresário e profissional da imprensa. Pertence a União Brasileira de Escritores (UBE-GO).