O telhado tinha desabado. Foi reerguida a velha casa que a Prefeitura de Iporá, na gestão anterior, adquiriu para funcionar como museu. No entanto, a obra de restauração ainda prossegue. E faltam muitos detalhes para dar à ela a característica original. De tão velho, o telhado da casa tinha desabado. Agora, está recuperado, com a mesma estrutura de aroeira.
Essa casa foi onde o escrivão Mestre Osório Raimundo de Lima lavrou a ata de criação do povoado que se tornaria Itajubá e depois, Iporá. Portanto, é grande seu valor histórico! O imóvel localiza-se no Setor Pôr-do-Sol, na Rua Milhões.
Assim como o prefeito José Antônio, também Danilo Gleic, atual gestor, tem interesse em fazer do imóvel um futuro museu. Foi designado para a secretária de educação, Olímpia Vaz, a determinação de levar avante o projeto de restauração. Nesta secretaria o professor David Cândido está cuidando mais de perto da tarefa. O Oeste Goiano falou com ele. David conta sobre a colaboração do professor e historiador Moizeis Alexandre Gomis, o qual orienta sobre a forma certa de fazer as restaurações para que fique tal e qual na década de 30. Ainda levará algum tempo para que a Casa Museu seja entregue para a visitação de estudantes e públicos em geral. Depois de totalmente restaurada, ainda haverá uma campanha para juntar no ambiente móveis de época e fotografias.