Adelândia, Anicuns, Aragarças, Israelândia, Piranhas, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Montes Claros de Goiás e Turvânia são municípios da região do Oeste Goiano onde neste mês de novembro é obrigatória a vacinação da raiva em herbívoros.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou a portaria nº 483, de 20 de outubro de 2023, que estabelece o calendário da segunda etapa de vacinação contra raiva de herbívoros e a declaração obrigatória de rebanho no estado. A raiva é uma zoonose com alto índice de letalidade e que pode causar grandes prejuízos.
Neste período de 1º de novembro a 15 de dezembro, o produtor rural terá que imunizar animais de até 12 meses das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina, nos 119 municípios considerados de alto risco para a doença em Goiás. Na região do Oeste Goiano são 9 municípios.
A declaração da quantidade de rebanho existente nos 246 municípios e da imunização antirrábica poderá ser feita até o dia 30 de dezembro.
Para comprovar o saldo de rebanho das propriedades rurais e confirmar a aplicação da vacina contra a raiva dos herbívoros, o produtor deve, obrigatoriamente, utilizar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).