Barraqueiros de várias cidades do Brasil estão estabelecidos na Avenida 15 de Novembro, em Iporá, depois de terem locados da Prefeitura lotes onde praticam o lado comercial da Festa da Padroeira da cidade. A cada ano, ao se estabelecerem, os barraqueiros proporcionam para a Prefeitura de Iporá uma renda que, desta vez, há compromisso de ser compartilhada com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Em 15 de abril passado, em uma reunião na Prefeitura de Iporá, diante dos diretores da CDL, o prefeito Naçoitan Leite se comprometeu a repassar para a entidade 50 mil reais. Em um lado comercial da festa que é prejudicial para segmentos do empresariado, o repasse financeiro é uma forma de recompensa. São muitos os comerciantes que reclamam dos danos para a economia que esse lado comercial da festa traz, reduzindo vendas neste período do ano e ampliando a inadimplência.
O recurso prometido pela Prefeitura terá aplicação no novo auditório da CDL, já praticamente pronto, mas ainda precisando ser mobiliado. Francisco de Assis Souza, o presidente da CDL, quer fazer o investimento em mais de cem poltronas para o auditório, a fim de que o espaço seja confortável para o início de seu uso em cursos e palestras.
Em entrevista ao OG, Francisco de Assis Souza disse que os diretores da CDL estão confiantes de que o prefeito vai honrar seu compromisso e transferir o recurso financeiro acertado, com o qual a sede da entidade ficará ainda melhor.
Recentemente, com seus recursos próprios, a CDL investiu quase cem mil reais no acabamento da obra do auditório. Com a aquisição das poltronas, a entidade vai ter um confortável espaço de eventos.