Está tudo pronto para o I Encontro de Cooperativas do Território Médio Araguaia a se realizar em Bom Jardim de Goiás, no recinto da Câmara Municipal, a partir de hoje, quarta-feira, 28. Essa é uma atividade coordenada pelo Colegiado do Território juntamente com parceiros: Cooperjardim, Coomafir, Coopercoisas, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Emater, IBRACE, CECAF, prefeituras de Diorama, Caiapônia e Bom Jardim, Câmara Municipal de Bom Jardim.
Quem quiser participar deve entrar em contato com um representante do Território no município ou falar com articuladora territorial, Silda Lorena (64) 9658-1382 ou (64)9306-1665. A inscrição é gratuita para o participante, já que o evento é patrocinado pelo governo federal, através de contrato com o Instituto Brasil Central (IBRACE).
A expectativa dos organizadores é reunir cooperativas e associações que estejam desenvolvendo ações de produção ou comercialização de forma coletiva. O I Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar do Território Médio Araguaia se propõe a debater os principais desafios do setor, a partir das políticas públicas disponíveis para impulsionar a agricultura familiar. O momento é oportuno por que reúne no mesmo espaço representantes de órgãos públicos da área e lideranças de cooperativas e associações que apresentam experiências exitosas. A programação desenvolvida durante o Encontro leva em consideração o que está ofertado em políticas públicas para o meio rural e os avanços que estas políticas têm provocado no Médio Araguaia.
Conteúdo
Todas as mesas previstas na programação divulgada estão confirmadas. A palestra de abertura “Agricultura Familiar: que negócio é esse?” será uma abordagem do Delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira.
Troca de experiências, sob coordenação da Secretária Executiva do IBRACE, Maria Irene: participação das organizações presentes, relatando experiências.
À tarde , a temática “Gestão cooperativa responsável e empreendedora”, com Eder Francisco, consultor da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA;
Segundo dia:
“Políticas públicas estruturantes da Agricultura Familiar”: Delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira e Luiz Carlos do Nascimento, do Setor de Operações Comerciais da CONAB.
Ações do Colegiado Territorial do Médio Araguaia: Coordenação Territorial “Organização produtiva da agricultura familiar no Médio Araguaia”: Glays Rodrigues Matos, Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa, e José de Araújo, da Emater; “Oportunidades e desafios do beneficiamento da produção familiar”, equipe da COOPERAFI (Cooperativa de Agricultores Familiares de Itapuranga), com experiência em agroindústria de processamento de frutas que está comercializando com a prefeitura de Goiânia, dentro do PNAE(Programa Nacional de Alimentação Escolar);
“Oportunidades e desafios da Comercialização da produção familiar” (Luiz Soledade, Assessor de Negócios da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar)