O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já foi tão importante para a agricultura familiar da região de Iporá, volta a ficar em evidência. A Coomafir (Cooperativa Mista da Agricultura Familiar da Região de Iporá) acaba de ter aprovação para um projeto de sua autoria que foi encaminhado para o órgão que implementa o PAA: a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Numa nova edição do PAA serão R$ 325.406,70. A totalidade do projeto era de R$ 872.000,00, mas foi aprovado com significativo corte. A sistemática do PAA é a mesma. A Conab compra o valor aprovado em produtos hortifrutigranjeiros dos que praticam a Agricultura Familiar. Durante um ano, prazo do projeto, a Conab estará comprando 25 diferenciados produtos.
Ao ser aprovado o projeto do PAA tudo ficou definido. São 74 produtores, cada qual com aptidão de produção definida. A Conab paga preço de mercado aos produtores. O papel da Coomafir foi de fazer o projeto, apresentá-lo e, agora, na fase de execução, cuida da prestação de contas. Valdivino Dias de Oliveira, o Careca, presidente da Coomafir, vai colocar a equipe da cooperativa para cuidar da papelada de cada produtor. Estão no projeto agricultores familiares dos municípios de Iporá, Amorinópolis, Diorama, Israelândia e Ivolândia.
Papel social do PAA
Além de visar incrementar a produção, o PAA tem também um papel social. Os produtos que a Conab compra são doados para entidades assistenciais da região. Prevê o projeto 34 entidades. Desta vez o Hospital Municipal de Iporá será também servido com alimentos a serem doados. O PAA foi criado pelo Governo Federal dentro do Programa Fome Zero.