Com um ano de criação da Cooperlândia (Cooperativa de Produtores Rurais de Israelândia e Região), uma primeira grande conquista já é obtida.
Nos próximos dias será entregue aos produtores rurais que fazem parte desta cooperativa um trator, concedido através de ação política do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Trata-se de um trator 75CV com um arado reversível, três discos de 30”, uma grade aradora de 14 Discos de 26” e uma grade niveladora de 28 discos de 20”.
Quem preside a Cooperlândia é Flávio Dias da Cunha, um jovem entusiasta e que, depois de se destacar como produtor de leite no município, entendeu que era preciso a união de todos do meio rural.
Juntou-se ao Flávio vários para a fundação da Cooperlândia. A entidade tem Sinair Damasceno como tesoureiro e Verônnyca da Silva como secretária.
No ato de fundação e nesses primeiros passos da Cooperlândia quem ajudou muito foi Wesley Barros, que é ex-vereador em Iporá e é produtor rural no município de Israelândia, além de um dos cooperados. Weslley Barros usou de seus relacionamentos com a classe política em favor da nova cooperativa, fazendo ser possível a vinda desse trator, a ser entregue nos próximos dias.
Segundo Flávio Dias da Cunha, presidente da Cooperlândia, eles estão se preparando para uma comercialização conjunta do leite, o que vai valorizar mais o produto do ponto de vista financeiro. Quanto ao uso do trator, o presidente da cooperativa afirma que cooperados vão dispor de arações por valores subsidiados, ou seja, bem mais barato do que na contratação desse tipo de serviço de um outro. O trator servirá indistintamente a todos que fazem parte da Cooperlândia.
Como local de manter o trator, quando não estiver em serviço de aração, ficará um local cedido pelo empresário Francisco Eider, outro israelandense que também se soma à Cooperlândia. A Prefeitura de Israelândia vai ser procurada como parceiro para ações e projetos futuros.