Em Iporá, na Rua Francisco Salles, esquina com Rua Santo Antônio, no Bairro São Francisco, estará sendo inaugurada nos próximos dias a COOTRAPCOA (Cooperativa de Trabalho para Processamento de Castanhas, Óleos e Alimentos).
Trata-se do beneficiamento da matéria prima que vem da floresta amazônica, em Mato Grosso, com extração feita por indígenas. O trabalho em Iporá será feito de forma cooperativa, com abertura para que as pessoas possam ingressar no negócio com sua mão de obra e lucrar mediante o desempenho produtivo no beneficiamento dos produtos, principalmente, da castanha. O cooperado terá cota no empreendimento.
O prédio da cooperativa está montado e equipado. Os proprietários cuidam da atividade em duas linhas de atuação: extração em floresta e beneficiamento. Sobre a comercialização garantem que o mercado é garantido; tudo que se extrair, beneficiar e envasar, é exportado, mediante contratos de compra e venda já definidos.
Para a extensão da atividade no município de Iporá foi feito um contato com o poder público local, por meio do prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos e vereadores Duílio Siqueira, Cleudes Alves e Chico Paulo. Está sendo garantido apoio, até porque há um benefício social em uma cooperativa que abre mercado de trabalho para as pessoas que queiram ingressar na atividade de trabalhar no beneficiamento de castanhas.
Os telefones para contactar a Cooperativa são: 3674-4339, (64) 9945-9896 e (64) 8190-9772.
Os investidores e os primeiros parceiros que já se somam à Cooptrapcoa