O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão da Secretaria do Trabalho e que registra mensalmente a questão da empregabilidade, mostra dados do mês de maio de 2021 que destacam uma situação negativa para Iporá, depois de meses seguidos em que as admissões eram superiores as demissões nesta cidade.
No mês de maio/2021, o mais recente do qual se tem dados, a empregabilidade não avançou em Iporá. O número de desligados foi maior do que o número de carteiras assinadas. Foram 133 admissões durante o mês, enquanto que as demissões foram 137. Portanto, saldo negativo de 4 trabalhadores.
Até então, a situação vinha em avanço na empregabilidade. Depois de um dezembro de 2020 que tinha sido de saldo negativo em Iporá na oferta de empregos, os quatro meses seguintes, já dentro do ano de 221, foram positivos para o mercado de trabalho.
Dados do Caged mostraram números favoráveis nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril este ano. Nestes, a relação entre admissões e demissões é mais favorável para o mercado de trabalho, com mais carteiras assinadas do que desligamentos.
Por exemplo, em março teve 181 admissões em Iporá, contra 145 desligamentos, havendo saldo positivo de 36. No mês seguinte (abril), o saldo positivo foi ainda melhor, com 45, uma vez ter havido 159 admissões e 114 desligamentos.
Atualmente, o mercado de trabalho em Iporá está contando com 4.763 pessoas com carteiras assinadas.