De uma produção de6 milhões de litros de leite no município de Diorama, no ano de 2004, o salto foi para mais de 7 milhões de litros no ano de 2012, conforme dados do IBGE. Isso mostra um município que aumenta significativamente a sua produção leiteira. Esse aumento ocorre com apoio em tecnologia. Os dados mostram bem isso. A produção leiteira aumentou sem que fosse preciso do mesmo número de vacas leiteiras. Em 2004, 8.100 reses para ordenha. Em 2012, o aumento é verificado, sendo que são 7.100 vacas leiteiras. Com menos reses, mais leite. Isso liberou mais áreas produtivas para outras atividades, principalmente, a soja.
Um recente dia de campo mostrou o entusiasmo de produtores de leite do município de Diorama. Foi realizado na Chácara Lajeado, de propriedade do Vice- Prefeito e Produtor Rural, Valdu Reis e Silva. Foi dia de campo realizado pelo SEBRAE Goiás, através do SEBRAE da Regional Oeste da Microrregião de São Luis de Montes Belos que vem desenvolvendo um trabalho através dos Arranjos Produtivo Lácteo.
Houve a participação de pessoas de vários municípios da região oeste, São Luis; Aurilândia;Moiporá; Cachoeira de Goiás; Bom Jardim de Goiás e Diorama, Vereadores e Secretários Municipais. O evento contou com uma presença ilustre do CoordenadorNacional de Desenvolvimento da Bacia Leiteira do Sebrae instalado em Brasilia José Altamiro, que tem função em levar conhecimentos e apresentar projetos para soluções aos produtores da bacia leiteira de todo o Brasil. O dia de campo contou com duas palestras voltada para Intensificação do Uso de Pastagem Irrigada, a primeira foi “A intensificação de pastagens e o Empresário: Uma Visão administrativa”. A segunda palestra apresentou aos produtores a “Intensificação do Uso de Pastagens Irrigadas”. Em seguida foram apresentados dados técnicos das propriedades participantes do programa onde ficou claramente através dos números que houve um crescimento rentável e com perspectivas de mais investimentos nas propriedades rurais. Em seguida foi feita uma visita a campo em dois grupos acompanhados pelos técnicos para conhecimento do projeto. Valdu Reis, que é dono da propriedade de 20.4 hectares destinou parte 14.0 hectares para o projeto, vê com bons olhos o trabalho realizado pelos técnicos sob orientação do Sebrae, “Para que o projeto de certo precisamos acreditar nos conhecimentos trazidos por eles e seguir na risca suas orientações”, afirma. Hoje o Brasil esta importando leite, fábricas estão fechando as portas com isso vem aumentando os números de desemprego na área láctea são dados apresentados pelos técnicos do SEBRAE durante o evento, precisamos mudar essa realidade no país, por isso que estamos aqui para tirar as dúvidas, afirmações dos palestrantes.
Edison Ferreira da Silva, Edinho, (PMDB) disse que desde a implantação do projeto vem fortalecendo a economia do município de Diorama aumentando significadamente o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços). Quando surgiu a idéia da implantação do projeto o poder público nunca mediu esforços para que fosse realizado e com a vontade do nosso vice- prefeito Valdu Reis em ver o crescimento de produtores que já estava desacreditado na produção de leite, esse projeto veio de cheio para atender as demandas e os produtores a voltar acreditar que o leite é uma das fontes de lucro que o produtor pode contar mensalmente para atender suas necessidades e investimentos. A diretoria da Cooprama que teve a iniciativa através do presidente Edmilson de trazer esse projeto para o município de Diorama em julho de 2012 contou inicialmente com vinte e dois produtores na época e hoje são vinte e quatro que estão participando do programa. Olimpio de Freitas, 71 anos de idade, é um destes que defende o projeto com bastante entusiasmo e acredita que é a solução para os pequenos produtores.